TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TRANSFORMAÇÕES APÓS A PRIMAVERA ÁRABE

Por:   •  3/11/2017  •  Monografia  •  6.640 Palavras (27 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

NEWTON BRAUNE

EGITO 2012: AS TRANSFORMAÇÕES APÓS A PRIMAVERA ARABE

Rio de Janeiro

2017

Resumo

Este trabalho pretende analisar as transformações políticas ocorridas no Egito após a Primavera Árabe de 2011 e discutir os diversos ângulos que levaram o Governo eleito de Mohammed Morsi, pertencente à Irmandade Muçulmana, sair completamente de cena em pouco mais de um ano, com o retorno dos militares ao poder. O ano de 2012 foi extremamente emblemático para os egípcios, pois um novo Governo recém-eleito pela maioria de sua população, é expurgado do poder em pouco mais de 12 (doze) meses. Analisar o jogo político entre as Forças Armadas e a Irmandade Muçulmana é fundamental para compreender a batalha travada pela manutenção do poder nesse conturbado período da história do Egito.

Palavras-chave: Egito, Primavera Árabe, Irmandade Muçulmana, Militares

1 INTRODUÇÃO

Este ano o Brasil completa 32 (trinta e dois) anos do fim da ditatura militar. No Egito, esse flerte com o processo democrático, durou pouco mais de 12 (doze) meses em 2012. Os militares estavam no poder havia 3 (três) décadas, com a imagem bastante desgastada perante a população. Seu principal líder, General Hosni Mubarak, foi deposto e preso, um revés até então inimaginável no país. Tudo levava a crer que a Primavera Árabe chegara para ficar. Entretanto, o país retornou ao status quo anterior, com a volta dos militares ao poder, mesmo após os marcantes conflitos travados na famosa Praça Tahrir.

A linha do tempo (Figura 1) apresenta o período compreendido nesse trabalho:

Figura 1 – Linha do Tempo[pic 2]

2011 - Janeiro

[pic 3][pic 4]

2011 - Fevereiro 

[pic 5][pic 6]

      2012 – Junho[pic 7]

[pic 8][pic 9]

2013 – Julho

[pic 10]        [pic 11]

                 Fonte: Site Jornal “The Guardian” – (www.theguardian.com) - Protestos no Oriente Médio visto em 01/02/2017.

2 DESENVOLVIMENTO

Em 2011 o mundo assistiu os egípcios derrubarem o General Mubarak, que estava há 30 anos no poder. Todos ficaram estupefatos com a queda abrupta do governo ditatorial e enalteceram os heróis da Praça de Tahrir. De uma forma geral existe um vasto e detalhado material histórico documentando os acontecimentos ocorridos no Egito nos últimos anos. O grande desafio, portanto, será selecionar os fatos realmente relevantes e determinísticos que expliquem a derrocada do governo de Mohamed Morsi em meio às várias fontes disponíveis.

                

2.1 Overview do Egito

Com mais de 85 (oitenta e cinco) milhões de habitantes (15º posição no mundo em termos populacionais) o Egito (Figura 2) é o maior país do norte da África e do mundo Árabe. A maioria de sua população vive às margens do rio Nilo, com grandes concentrações nas cidades do Cairo (capital) e Alexandria.

Figura 2 – Posição do Egito

                [pic 12]        

Fonte: Site Wikipédia – (pt.wikipedia.org/wiki/Egito) visto em 15/01/2017.

O Egito é um dos países de mais longa tradição histórica, considerado por muitos o berço da civilização humana. O antigo Egito vivenciou os primeiros desenvolvimentos da escrita, agricultura, urbanização, religião e governo. Seus grandes monumentos, tanto no Cairo quanto em Luxor, pertencem ao Patrimônio Mundial da Humanidade e continuam a despertar interesses ao redor do mundo, fazendo com que o turismo ocupe o primeiro lugar na geração de receita para o país (Figura 3).

Figura 3 – Fronteiras do Egito

   [pic 13]

Fonte: Site UOL – (uol.com.br/noticia/mapa-do-Egito) visto em 17/01/2017.

A economia egípcia é a segunda maior no mundo árabe, depois da Arábia Saudita, entretanto, o país vem enfrentando grandes dificuldades para suportar o crescimento populacional. A população é predominantemente muçulmana fazendo com que o líder da Mesquita de Al-Azhar, no Cairo, seja uma das maiores autoridades no mundo islâmico. O Governo militar tem sido um aliado importante do Ocidente com uma participação de destaque na política do Oriente Médio, principalmente no conflito árabe-israelense.

economia do Egito tinha em 2012 um PIB de mais 500 bilhões de dólares. O pais tem 4 (quatro) principais fontes econômicas. Em primeiro lugar vem o turismo, seguido pela extração e a exportação de petróleo, que gera emprego e lucros para o governo. Em terceiro lugar vem os impostos e as taxas alfandegárias cobradas sobre os navios que passam pelo canal de Suez, e em último vem as ajudas que são enviadas por egípcios que vão para outros países e mandam dinheiro para suas famílias. O Quadro 1 apresenta dados significativos do Egito. 

Quadro 1 – Dados do Egito

Nome

República Árabe do Egito

População

85 milhões, com 30% de analfabetos

Área

1 milhão km2

Religião

Islã

Expectativa de Vida

68 anos

Moeda

Libra Egípcia

Produtos de Exportação

Petróleo e Algodão

Usuários do Facebook

14 milhões

Membro da ONU

Desde 1945

Inflação

15%

Fonte: Site BBC – (www.bbc.com) – África – Perfil do Egito, visto em 3/3/2017

2.2 Antes da Primavera Árabe

A bem da verdade a Primavera Árabe pegou todos de surpresa, principalmente no Egito. Já existiam movimentos de insatisfação contra o Governo de Mubarak, mas todos imaginavam que a robustez dos militares seria suficiente para debelar manifestações semelhantes. Era fora de cogitação, portanto, acreditar que Mubarak seria deposto e colocado na prisão em tão curto espaço de tempo. A queda de Mubarak estarreceu o mundo.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (735.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com