TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academicismo brasileiro

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Arte e Cultura
Relatório de visita a Pinacoteca do Estado

Willian Antônio Simoncelli de Souza
29/10/2014


Academicismo e academicismo brasileiro.

Foi a criação de academias de arte (incialmente em Florença - Itália) que estabeleciam uma forma de ensino das artes plásticas de forma  padronizada.  No Brasil o academicismo esta extremamente ligada à criação da Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, onde marca o inicio do ensino superior no Brasil. Com as mudanças estruturais e de diretores,  procurou-se o verdadeiro “caráter brasileiro” nas artes, o que traria autenticidade e autonomismo para as artes brasileiras. Neste posto de símbolo principal ficou a natureza, com exuberância, originalidade e singularidade e que traria o habitante brasileiro, o Indígena. Sempre representado como herói, um personagem épico, cujas ações eram sempre apresentadas em meio a natureza selvagem.

Identificação e comentários gerais sobre o local:

Localizada na Praça da Luz, 02 – Estação Luz do Metrô, a Pinacoteca tem como foco um acervo permanente de pinturas e obras que retratam a história nacional e características artísticas. Bem visível no rico acervo é a quantidade de obras acadêmicas e do modernismo brasileiro, apesar abranger toda a história das artes brasileiras. Para uma melhor experiência e entendimento do acervo, existe um mapa-guia onde você tem um inicio e um fim para observar as obras de acordo com as datas e acontecimentos.

Identificar e caracterizar uma obra do acervo:

Obra: Cabeça de índio, 1925, Henrique Bernardelli
Técnicas e Dimensões: pastel sobre cartão, 64,5 X 48[pic 1]

Descrição: A obra faz parte de uma serie de estudos de desenhos preparatórios feitos para três obras de grandes dimensões encomendadas por Afonso Taunay – Diretor do Museu Paulista. Que queria retratar o índio como o herói da arte brasileira, assim com suas vestimentas e acessórios naturais de sua cultura.


Análise da Obra: Este estudo de um índio, bastante erotizado e romantizado, corresponde diretamente a visão do indígena como símbolo nacional, ideia corrente do final do século XIX.

Arte e Cultura
Relatório de visita a Pinacoteca do Estado

Willian Antônio Simoncelli de Souza
29/10/2014


Exposições Temporárias

Exposição: Filosofia para princesas – Gullermo Kuitca
Obra: Do 1 ao 30.00
[pic 2]


Identificação da obra:  Do 1 ao 30.00, Gullermo Kuitca,

Descrição da Obra: A obra apresenta uma tela em branco com uma numeração sequencial crescente do 1 ao 30.000 posicionada no canto inferior direito, porém respeita uma “margem” retangular.

Análise da Obra: Escolhi esta obra pois é diferente de todas as demais de sua exposição. A meu ver a obra retrata a solidão, paciência, organização, inquietação e certo deslocamento do real. O que em estudo confirmei isso, pois seus trabalhos gosta de mostrar essas características mas muitas vezes usando a perspectiva das coisas de um olhar diferente. Coisas próximas podem estar longe e coisas que parecem longe de nós, podem estar mais perto do que pensamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (460.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com