TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção E Operação

Dissertações: Administração Da Produção E Operação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

Planejamento e Controle da Produção

O processo de planejamento e controle da produção (PCP) tem sido considerado como uma das mais importantes e eficazes formas de introduzir novos conceitos e princípios de gestão dentro das organizações.

O sucesso de uma organização depende da eficiência com a qual ela produz seus bens e serviços, e principalmente como são administrados seus custos e lucros da produção.

Vemos muitas empresas fecharem as portas devido à má administração da produção e conseqüentemente um péssimo controle do mesmo. Para uma empresa se manter no mercado, são necessárias algumas alternativas, tais como:

-Eliminar problemas relacionados à incidência de perdas e baixa produtividade;

-Eliminação de compras excessivas de matéria prima que não cabem no faturamento da empresa;

-Melhor controle do gargalo de produção e seus complementares;

-Melhor planejamento no itinerário das entregas;

-Agilidade na tomada de decisões;

No cenário atual, as empresas precisam de respostas rápidas e eficazes, para que haja o máximo de eficiência. A eficiência no caso representa a utilização total e intensiva dos recursos próprios da empresa. Já a eficácia representa a produção eficaz bem planejada, como, por exemplo, entrega no tempo esperado e custo esperado.

Com a junção da eficiência e da eficácia, alcança-se a maximização da utilização de instalações e equipamentos, obtendo excelentes lucros e plenitude no mercado.

O controle por sua vez, consiste em medir e corrigir o desempenho. O objetivo do controle é verificar se tudo esta dentro dos conformes planejados e esquematizados.

Quanto mais rápido se perceber falhas em cada processo, a ocorrência de erros será minimizada ou até mesmo nula.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1. O que produzir?

2. Quanto produzir?

3. Onde produzir?

4. Como produzir?

5. Quando produzir?

6. Com o que produzir?

7. Com quem produzir?

A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção.

Etapas do PCP

O planejamento envolve diversas atividades, das quais destacam-se: - Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

- Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

- Planejamento agregado da produção (PAP): visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente, o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.

- Programação mestra da produção (PMP): trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. Nessa etapa, temos uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado, incluindo não apenas previsões de demanda, como também pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.

- Programação detalhada da produção (PDP): é a operacionalização propriamente dita no “chão da fabrica”. Define como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, seqüenciamento das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.

- Administração de materiais: planeja e controla os estoques, define o tamanho dos lotes, a forma de reposição da matéria-prima e os estoques de segurança.

- Sequenciamento: é a determinação da sequência de execução das operações de produção nas máquinas, visando minimizar atrasos, ociosidades e estoques em processo.

- Emissão de ordens: implementa o programa de produção emitindo a documentação necessária para o inicio das operações e liberando-a quando os recursos estiverem disponíveis.

Em sistemas de produção repetitiva (alto volume, baixa variedade), a programação detalhada é orientada por regras mais simples e visuais como os sistemas de produção puxada tipo Kanban. Por outro lado, em empresas de produção intermitente (baixo volume, alta variedade), a atividade de programação detalhada torna-se mais complexa, dificultando a sincronização das operações para redução de custos, atrasos e tempos de fluxo das ordens. Neste ambiente, a atividade de programação pode ser apoiada em software específicos de programação da produção.

Controle da produção: é a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada está sendo realizado. A partir do apontamento da produção (tempos e rendimentos do processo), o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.

Conceito de Planejamento Mestre da produção

Para organizar e coordenar os trabalhos de fabricação no chão de fábrica é necessário que o PCP faça um planejamento de todas as suas ações, elaborando assim um plano-mestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com