TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Organixacional

Ensaios: Administração Organixacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Administração Estratégica é um processo que envolve as cinco funções administrativas, são elas: atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle, tendo esta política o intuito de atingir os objetivos organizacionais.

Obs: podemos observar na definição acima que administração estratégica não significa planejamento estratégico, visto que aquela possui uma amplitude maior e engloba as atividades do planejamento, tornando este uma parte do sistema estratégico. Difere do planejamento estratégico por ser mais amplo, sistêmico.

Conceituando a Administração Estratégica vemos que ela é a maneira pela qual as organizações dinamizam os planos desenvolvidos na etapa de Planejamento Estratégico e é através deste tipo de gerenciamento que as instituições executam suas estratégias e geram - se necessário - revisões e realinhamentos na intenção de atingir os objetivos esperados.

Vejamos o que o renomado Ph.D Henry Mintzberg conceitua sobre a matéria:

“o processo de conceber, implementar e avaliar continuamente uma estratégia que assegure o êxito atual da organização e construa as competências essenciais para o seu sucesso no futuro.”

O gerenciamento através deste tipo de gestão busca responder aspectos como:

1. Onde a organização está? (através do diagnóstico estratégico);

2. Aonde a organização quer chegar? (através da visão e objetivos);

3. Como a organização irá chegar? (através das metas, programas e ações);

4. Como a organização está indo? (através dos sistemas decontrole).

Através destes questionamentos podemos tomar conhecimento da atual situação da organização e com isso direcionar esforços na intenção de explorar os pontos fortes e as oportunidades existentes de forma objetiva; também podemos aproveitar o levantamento para eliminar pontos fracos encontrados e reduzir ou pelo menos minimizar os impactos das ameaças existentes no ambiente; Com isso, os objetivos poderão ser traçados de forma realista e mensurável.

Obs. Leia na guia “Análise de SWOT” como reconhecer e definir as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de uma organização, ferramentas esta bastante importante no processo de administração estratégica.

Administrar uma organização assumindo uma visão estratégica é muito importante na atualidade pois assim poderá ser criado um senso de direção coeso, focalizar os esforços de todos os colaboradores, facilitar a integração sistêmica da organização, guiar de forma estruturada os seus planos e decisões enquanto todo o processo é avaliado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com