TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Tese: CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Tese  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

O QUE É ADMINISTRAÇÃO

A idéia que se faz da administração vai desde um inocente e despretensioso conjunto de normas burocráticas para disciplinar o cotidiano dos escritórios, até uma ciência que catalisa em torno de si a economia política, o avanço tecnológico e o comportamento humano. Neste texto claro e abrangente, o autor mostra como, no meio desses extremos, a administração se relaciona com a sociedade, em áreas que vão da filosofia à cibernética.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

Administrar

Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo que as principais funções administrativas são:

Fixar objetivos;

Analisar, conhecer os problemas;

Solucionar os problemas;

Organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos;

Liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas;

Negociar;

Tomar decisões;

Controlar, mensurando e avaliando.

O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociando e comunicando, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra.

Existem quatro áreas básicas de atuação do administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos, porém o mercado abrange várias áreas do conhecimento. A administração é resultado de um processo de formação que passa pelas mais diversas áreas, desde as exatas, como matemática, até humanas como filosofia.

Cada vez mais esta ciência adquire importância na formação de profissionais para estruturar e impulsionar o funcionamento dos mais diversos setores das organizações. Como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanho na economia de mercado, é essencial que haja profissionais com

competência para administrar. Também ganha valor diante do mercado financeiro, pois busca entender e sistematizar a administração do capital, fator essencial na economia atual.

Curso

Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente conceitual. Portanto, a leitura é uma exigência diária.

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).

Vários autores definem de diversas maneiras a administração. Uma definição bem moderna:

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição:

 Dá maior ênfase ao elemento humano na organização.

 Focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é, nos objetivos em vez de nas atividades.

 Incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais.

Ou ainda:

Administração é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.

Pessoas Instalações

Informação e conhecimento Planejamento

Espaço Organização

Tempo Direção ou Coordenação

Dinheiro Controle

1. A partir de hoje você não pode pensar como um executor de tarefas simplesmente.

2. Como administrador você deslocará dos trabalhos operacionais para o campo da ação.

3. Sairá das habilidades práticas de saber fazer certas coisas corretamente para atividades administrativas, voltadas para o campo do diagnóstico e da decisão, onde utiliza as habilidades conceituais de diagnosticar situações, definir e estabelecer estratégias de ação adequadas.

4. Cresce então a necessidade de se fundamentar em conceitos, valores e teorias que lhe permitam o balizamento adequado de seu comportamento.

Em vez de preocupar como ensinar a fazer certas coisas - o como – a teoria da administração ensina que coisas devem ser feitas em determinadas situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com