TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A África e seu contexto social

Por:   •  31/5/2018  •  Dissertação  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 2

A população do continente africano é composta por mais de 1 bilhão e 33 milhões de pessoas. Ocorre Senhoras e senhores que, essa vasta população não tem a garantia de uma vida digna assegurada, pois, a fome, o terrorismo e conflito étnicos e epidemias são fatores constantes no dia-a-dia da comunidade.

Várias regiões do continente Africano são assoladas pela frequente crise de falta de alimentos, e como consequência há o crescimento da taxa da Desnutrição, da mortalidade além da destruição de culturas.

Ora, Senhores, estamos diante de uma questão de vida ou morte, que precisa da atenção do mundo. Trata-se de vidas, que estão sendo dissipadas, pela recusa de ajuda de países ricos a esse continente que á décadas grita por socorro. Desse modo, é evidente o descumprimento do Princípio da dignidade da pessoa humana, que inegavelmente é o norte para todos os diplomas legais do mundo.

Dessa forma, como já fora citado, outro grande problema que assola o continente são os conflitos armados, que inquestionavelmente, são fator determinante no empobrecimento dos países africanos, que tem como consequência milhões de deslocados e refugiados sem capacidade produtiva.

Diante desse cenário, a única ajuda que a população tem, são das agencias internacionais e das organizações não- governamentais que tentam assegurar as condições mínimas de sobrevivência dessas pessoas.

Ora, não é objetivando desmerecer o trabalho dessas instituições,  mas o que de fato seria cabível na situação em questão, era que as autoridades competentes fizessem um verdadeiro esforço para sanar as causas dos conflitos que em sua maioria, estão associados a injustiça na propriedade de recursos naturais e na distribuição da riqueza decorrente da sua exploração.

Ante o exposto, Senhoras e Senhores, resta evidente que o continente Africano, clama por socorro. É necessário que as superpotências econômicas mundiais, se unam com o propósito de ajudar essa população que é vítima da fome, da violência, de caos da saúde pública e de diversos outros problemas sociais. Cumpre ressaltar que elas não estão rogando por nada mais que a garantia de uma vida digna destinada a qualquer ser humano.

E como já dizia um dos maiores heróis Africanos da história, Nelson Mandela: “Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.” E é com essa mensagem que encerro a minha fala. Muito obrigada!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com