TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguma coisa

Por:   •  6/9/2015  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Bosquímanos

O bosquímano trata-se de uma tribo que tem uma vida pacata aonde qualquer pessoa morria rapidamente porem ele vive muito feliz ali, organizam-se em pequenos grupos com no máximo de 50 pessoas. Eles não têm moradia fixa e se desloca constantemente de lugar, pois são dependentes do que a natureza lhes oferece e quando o alimento se esgota ia procurar em outro local por não saber a preparar.

        Para eles não existiam normas e nem regras, sendo assim sem noção sobre leis, há dois chefes. Um deles é o mais velho, porque tem mais experiência de vida, o que para eles equivale a mais sabedoria, por isso, ser idoso, é ser sábio neste tipo de cultura, e quase todos conseguem esse estatuto, já o outro chefe era o melhor caçador do grupo. O nível económico, eram recole tores, isto é, viviam apenas do que recolhiam através da caça e da colheita de frutos, pois ainda não dominavam a agricultura e a pastorícia. A cultura transmite em nível de certas tradições, transmitidas dos mais velhos para os mais novos. Acreditam em Deuses e tudo que venha do céu é uma oferenda destes, quando os aviões passam, o seu barulho é interpretado como emissão de gás dos Deuses ou estes teriam comido demais.

Iswanos

        Os Iswanos se organizam em clãs, que nada mais é que família alargada que há uma relação de parentesco com o mesmo nome apesar desta comunidade se organizar em diferentes clãs estes só se casam com pessoas de clãs diferentes, pelo principio de não poder ter relações com parentes. É uma comunidade sedentária, porque já desenvolvem as atividades agrícolas e da pastorícia, a domesticação de plantas e animais. Levaram o homem a ficar mais perto de casa. Tem autoridades superiores e leis pelas quais se regem provenientes da cultura ocidental, na sua estrutura politica, são os mais velhos, os sacerdotes e os ferreiros que mandam e tem a autoridade de dirigir a família.

        Na economia ao contrario dos bosquímanos, já não estão totalmente dependentes da natureza, porque começaram a transformá-la. Ao dominar a natureza conseguiram uma reserva de alimentos a nível proteico e de cereais, que armazenados tinha duração de três anos. Com o domínio da natureza, há um passo a frente no domínio social, fica independente dos fatores da natureza e a fome diminui. Os Iswanos já tem instrução primaria, o que os leva a sua transformação em classes cultas e inclusão na sociedade moderna, isso se confirma com a chegada da professora, ensinando a sua cultura a eles, mas também ficando mais enriquecida pois adquire conhecimentos de outra cultura. Na religião esta comunidade, com a colonização verifica-se uma tentativa de evangelização, uma tentativa de imposição da religião na cultura de uma determinada religião.

Sociedade moderna

        Somos uma comunidade que se recusou a adaptar-se ao meio e que usa a tecnológica a sua disposição para viver. Dispomos de meios que nos poupam no trabalho e nos facilita a locomoção, comunicação e produção. Vivemos na maioria das vezes sob a forma da nossa família  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com