TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes Ba

Monografias: Ambientes Ba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

Em suma o “BA” é uma filosofia que para dar certo depende extremamente da disposição de líderes e dirigentes empresarias que tenham atitude inclinada ao fomento da disseminação do conhecimento e no desenvolvimento do conhecimento, habilidades e atitudes das pessoas, através da criação de um ambiente através do qual permeie o compartilhamento do conhecimento e da informação.

Resumo: O estímulo da criatividade é uma prática essencial dentro das organizações. Este artigo propõe que a multitasking de mídias – a realização de várias atividades midiáticas de forma simultânea – se comporta como bloqueador do processo criativo, desde o ponto de vista da criação de conhecimento, necessária para produzir inovações. O artigo analisa e contextualiza o impacto da multitasking de mídias na criação de conhecimento, por meio do modelo SECI no espaço de compartilhamentos “Ba”, e consequentemente no processo criativo. Argumenta-se que as mídias produzem distrações e bloqueiam o processo criativo, em especial quando estas se encontram em multistasking. Conclui que o espaço “Ba” é afetado fortemente pela multitasking de mídias, dificultando a criação de conhecimento e portanto o processo criativo.

Palavras-chave: Processo criativo; Multitasking de mídias; Criação de conhecimento; Modelo SECI; Espaço Ba.

Abstract: Creativity inhibition is essential for organizations. This paper proposes that media multitasking – simultaneous media use during task execution – produces cognitive disruptions affecting the creative process, from a knowledge creation point-of-view. In this sense, knowledge creation is considered to be the main facilitator for innovation. This paper analyses the media multitasking impact on knowledge creation – through the use of the SECI Model in the “Ba” sharing environment – and consequently, in the creative process. It is argued that media multitasking produce distractions and affect the creative process. It concludes that the “Ba” sharing environment is also affected by media multitasking, difficulting the knowledge creation process and therefore, the creative process.

Keywords: Creative process; Media multitasking; Knowledge creation; SECI model; Sharing space Ba.

Introdução

A criatividade é reconhecida como elemento fundamental para a obtenção de inovações nas organizações. Com isto, o interesse da academia na criatividade e em como se dá esse processo, tem crescido significativamente. Contudo, a criatividade depende fortemente de algumas condições como o ambiente no qual se encontram os indivíduos e o conhecimento criado e compartilhado entre eles. Este artigo discute a importância do ambiente de criação de conhecimento e de compartilhamento de experiências, o “Ba”, para o desenvolvimento de atividades e processos criativos.

Discute também, o impacto produzido por um grande número de perturbações midiáticas, multitasking de mídias, no processo de criação e compartilhamento de conhecimentos e consequentemente no processo criativo, desde a visão do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1995). Isto porque se considera à criação de conhecimento como o elemento fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com