TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Fonte Jordao de Jano

Por:   •  8/10/2016  •  Resenha  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Joyce Nader Altenfelder Silva

RA: 161221793

Prof. Responsável: Prof Dra. Susani Silveira Lemos França

Franca – 2016

O texto original, realizado por Frei Balduíno de Brandenburgo, que a mando do então ministro da Saxônia, Frei Bartolomeu, realizou este trabalho no ano de 1262. Tal texto já não existe mais, porém foi reconstituído com base em manuscritos e outras fontes.

Alguns exemplos destas fontes, que tornaram possível a reconstrução da obra de forma muito equivalente ao original, são: O manuscrito de Berlim, que contém legendas de São Francisco e outros santos frades e a origem em épocas e regiões distintas; o manuscrito de Karlsruhe, que é um pequeno caderno de seis folhas, que permitem uma correção do manuscrito de Berlim e a continuação e conclusão da crônica. Além destes dois exemplos, fontes indiretas como Komerowski e Glassberger entre outros historiadores. E já no período moderno existiram novos trabalhos que levaram em consideração todos os manuscritos e textos conhecidos.

Frei Jordão de Jano começa a narrar suas memórias após pedidos dos confrades, no Convento de Halberstadt. Pouco se conhece sobre a vida de Frei Jordão, sendo conhecido o que ele mesmo nos informa em sua crônica. No texto ele se apresenta como Jordão de Jano,, diácono do Vale do Espoleto. Estima-se que tenha nascido por volta de 1199, e sua entrada para a ordem franciscana pode ser considerada em meados de 1217 ou 1218. Dentro da crônica, Jordão nos narra algumas de suas missões e acontecimentos memoráveis de sua vida. Frei Jordão se considerava “minus sapiens”, correspondente ao baixo clero da época. Justificando o fato do latim de sua obra estar perpassado de vulgarismos da língua. Frei Jordão era alegre e brincalhão, característica que talvez tenham feito ele ser querido entre os confrades, que pediram insistentemente que escrevesse suas memórias. Podemos notar o tom jocoso do Frade, de suas histórias em trecho como:

Entrando nas regiões da Alemanha e desconhecendo a língua, quando lhes perguntaram se queriam alojamento, comida ou outras coisas semelhantes, eles responderam “iá” , e assim alguns os receberam benignamente. Vendo que com esta palavra “iá” a qualquer pergunta. Assim, aconteceu que foram interrogados se eram hereges e vieram para contaminar a Alemanha, como já tinham estragado a Lombardia, e responderam “iá”.  (JANO, 1262: 25)

Supõe-se que tenha falecido após 1262, ultima vez que é citado em uma obra.

Considerada uma das mais importantes hagiografias franciscanas, a crônica de Frei Jordão, que foi escrita com simplicidade e em uma linguagem não acadêmica, sem o apoio de documentos ou crônicas anteriores, pode também ser chamada de “annales”, por serem dados para a história da Ordem Franciscana na Alemanha em um determinado período. É considerada uma narrativa desigual, pois em alguns momentos é muito descritiva quanto aos acontecimentos e em outros se torna mais vaga. O que mostra que se trata de fato de um documento original, que reflete diretamente o estado de espirito do autor. Se trata de um documento de extrema importância, sendo o único a tratar de diversos acontecimentos desta época na Alemanha. É importante ressaltar que os biógrafos medievais desconheciam nossos avanços na analise de fontes orais ou a atitude de imparcialidade do historiador, a preocupação da hagiografia medieval não era a veracidade ou a exata cronologia, mas sem demonstrar através do que escreve a relação de seu objeto com o sagrado, relatando fatos que julga serem de importância para a construção do seu “escrito sobre o sagrado”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com