TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do filme Ensinando a Viver

Por:   •  7/6/2016  •  Resenha  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  3.563 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PRESIDENTE ANTÕNIO CARLOS - UNIPAC BOM DESPACHO

        

ANÁLISE DO FILME ENSINADO A VIVER

BOM DESPACHO

2014

ANÁLISE DO FILME ENSINADO A VIVER

Atividade Apresentada a disciplina, Avaliação Psicológica III, 5° Período do curso de Psicologia –Faculdade Presidente Antônio Carlos.

        

                

BOM DESPACHO

        2014

FILME ENSINANDO AVIVER

1. O que acontece com o psiquismo humano que faz com que a criança recorra a um mundo de fantasia, como mecanismo de sobrevivência? Considere o surgimento da criança ferida e o falso Self. O este simbolismo “ser marciano” traz como significado oculto?

O sentimento de abandono traz muito prejuízo para o emocional e a saúde psíquica da criança, o fato da criança fantasiar é um mecanismo de defesa para suportar o fato “abandono” e no mundo de fantasia ela pode ser aquilo que ela não é ou não tem, uma defesa de uma situação traumática. No caso Dennis como uma criança ferida faltou à pessoa que fizesse a relação Dennis e o mundo como se fosse um mediador tanto nas questões físicas cuidados básicos como também nas emocionais, por isso demonstra muita dificuldade de interação social, no falso Self ele passa a esconder seu próprio EU em uma necessidade desesperada de esconder de si a realidade do abandono. O fato de “ser marciano” sempre demonstra que os seus familiares de marte viram buscá-los mostrando o desejo de ser um membro de uma organização familiar.

2. No episódio final do filme, a criança revela seu real sentimento de abandono. Qual associação é possível ser realizada considerando o que Rosa Cukier aponta como criança sendo um ser vulnerável, imatura, imperfeita e com uma forma de pensar concreta e radical e sua problemática.

 Denis se mostra vulnerável não tendo um sistema de fronteira desenvolvido e depende dos pais para protegê-la, mas busca essa proteção no mundo marciano. Ele enxerga o mundo voltado para si mesmo, dificuldades de estabelecer relações entre o eu e o outro. Ele vai contra o que é certo pelos adultos nas relações sociais, na escola é mostrada pelo numero de vezes que transferido de uma para outra, apresentando imaturidade e imperfeição devido à falta de convivência familiar. Criança não faz uma discriminação, abstraindo a realidade, mas vivendo na concreta forma de perceber o mundo.

3. Como você avalia a conduta do pai. Relate os episódios significativos que aparecem na relação pai e filho. Apresente estes episódios em ordem, que considere crescente em relação ao desfecho final.

Filme Ensinando a viver mostrar a vida do garoto Dennis que foi abandonado pelos seus pais, que como conseqüências desencadearam traumas psicológicos no qual ele passar viver no mundo de fantasia, como tendo a idéia de que não é deste planeta, mas sim de marte considerando um marciano tendo comportamento que não são compreendidos pelas pessoas, vivendo socialmente isolado no seu mundo de fantasia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com