TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Seminário: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das grandes dificuldades para os novos usuários ouvintes da LIBRAS é distinguir algumas letras do alfabeto manual. Na aula-tema 08, foram referidas algumas das letras que apresentam maior conflito para os aprendizes. Utilizando seu aprendizado, analise as letras abaixo e indique a alternativa que nomeia corretamente a sequência.Descartes: foi um pré-iluminista criou o dualismo psicofísico, para ele o ser humano é constituído de ideias substâncias diferentes a mente e o corpo. Partia da ideia mecanicista o ser humano como uma maquina.

Augusto Comte: iniciou a corrente positivista exaltava a ciência e reforçou a corrente naturalista.

Skiner: foi o principal representante tecnicista que era influenciado pelo behaviorismo. Ele baseou- se nesta teoria e criou a instrução programada onde o aluno recebia um texto com espaços em brancos e eram preenchido de acordo com a dificuldade crescente.

Concepção Histórico – social: está concepção histórico social é nossa contemporânea, Rousseau foi seu percursor, passou pela dialética idealista de Hegel, pelo materialismo dialético de Marx, pela intencionalidade da fenomenologia pela existência concreta do existencialismo até as atuais teorias progressistas e construtivistas.

Rousseau: influenciou a revolução das teorias pedagógicas da educação deslocou o centro tradicional do processo que era fixado no mestre, a partir de Rousseau ele era fixado no discípulo.

Hegel: se destacou entre s filósofos do idealismo alemão. Desenvolveu a filosofia do devir concebendo o ser como processo, movimento, como vir a ser pensando como ser no seu tempo. A concepção de Hegel também pode ser conhecida como dialética, ou seja, a historia não resulta de uma justa posição de acontecimentos, o presente vem de um longo e dramático processo, por isso não se pensa mais na verdade como se fosse uma essência, uma realidade dada mais como resultado de desenvolvimento do espirito e da razão.

Marx: contestou a teoria de Hegel. Transformou o idealismo em materialismo, para ele o mundo material é anterior ao de espirito, por isso para estudar o ser humano e a sociedade é preciso saber o que os indivíduos fazem e como produzem e a partir dai compreender o que pensam.

Século XX: Husserl foi fundou a fenomenologia, está corrente teve como principais fundadores Max Scheler, Heidegger, Sartre e Marleau Ponty. Ela modificou as noções clássicas do conhecimento separou o sujeito de objeto, ser humano e mundo.

Ponty: para ele o individuo se constrói ao longo da historia, ele é um sujeito encarnado e se faz na intersubjetividade.

Sartre: foi um dos principais filósofos do existencialismo francês, ele afirmou que só o ser é um ser para si que constrói sua própria existência.

A pedagogia e os construtivistas: na pedagogia as teorias construtivistas seguem a orientação antropológica histórico social. Tem sua concepção essencialista, analisam o desenvolvimento da criança pela interação social, por sua relação com os outros e pela sua ação no mundo. Nesta tendência pode – se destacar Piget, Emília Ferreiro, Lawrene Kohberg, Edgar Morin, Phillippe Perrenoud, Josep Puig e vários outros analisaram esta concepção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com