TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Resenha: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2013  •  Resenha  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  264 Visualizações

07-R: A educação é uma das maneiras de tornar comum o saber, aidéia, a crença... Tem a ver com a produção, transmissão ereprodução do conhecimento. A educação pode existir imposta por um sistema centralizado de poder que usa a educação como umrecurso a mais de dominação. Também pode ser uma construçãocoletiva, com participação co-responsável das pessoas envolvidas,que usa a educação como instrumento de libertação. A formação política é um processo educativo e significa uma disputa dehegemonia entre grupos que buscam dar a direção da sociedade, no plano político, ideológico e cultural.

R:

Educação é o desenvolvimento integral do indivíduo: Corpo, mente, espírito, saúde, emoções,pensamentos, conhecimento, expressão, etc. Tudo em benefício da própria pessoa, e a serviço de seu protagonismo e autonomia. Mas tambem sua integração harmônica e construtiva com toda a sociedade.

10-R: O objeto de estudo é a humanidade como um todo visando o homem como expressão global bio-psíquico-cultural, isto é, o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas, participante da sociedade, tentando chegar à compreensão da existência humana. Estudo da humanidade.

R: Tem por objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural. A representação, pela palavra ou pela imagem, é uma das suas questões centrais. Assim, o estudo da natureza do signo na comunicação humana, tornou-se preocupação maior. O signo (ver Ferdinand de Saussure), em linguagem humana e, em representação iconográfica, o ícone (ver Charles Sanders Peirce) , são pontos de partida para o desenvolvimento das disciplinas da antropologia oral ou da antropologia visual.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com