TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia, ética e cultura

Por:   •  20/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Quando lidamos com pessoas devemos sempre ter em mente as quatro dimensões do ser humano. Após os humanos serem organizados em sociedade, e serem reprimidos por leis e regras, começaram o desenvolvimento dos valores, ou seja, as quatro dimensões. Afirma-se que o homem é um ser único, irrepetível, construído pelas dimensões biológica, psicológica, social, unificadas pela dimensão espiritual, que é o núcleo do ser-pessoa.

O homem como pessoa, expressa seu ser-espírito na liberdade, entendida como capacidade de afirmação, apesar dos condicionamentos e limitações que reforçam sua responsabilidade na construção da própria existência, cuja plenitude é alcançada pela superação de si e pela transcendência.

Ao se referir à dimensão biológica, refere-se, a tudo que se relaciona ao corpo da pessoa, é por meio do corpo que o ser humano faz contato com os outros seres, com o mundo e com Deus. A dimensão psíquica remete à alma “o que dá vida”, o que faz a vida da pessoa acontecer é sua interioridade, sua essência. Já a dimensão social, é nada mais nada menos, o que a sociedade impõe, o meio influência os que vivem nesse ambiente, levando-os a adquirir os modos da família, do bairro onde vivem, da cidade, etc. A quarta e última dimensão, a espiritual, não se trata de religião, mas sim de espiritualidade. A espiritualidade é o caminho para a essência do melhor em nós, é saber quem você é e não em quem você se transformou.

No mundo em que vivemos hoje, estamos cercados de várias pessoas, vários modos de pensar, várias crenças e opiniões. Dando espaço para grandes pessoas com grandes personalidades, como Martin Luther King que foi um pastor protestante e ativista político. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres nos Estados Unidos, combatendo o preconceito e o racismo, Queria construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos.

A situação dos negros nos Estados Unidos era deplorável, as leis de segregação social obrigavam os passageiros negros a ocupar apenas assentos no fundo do ônibus e a conceder lugares aos passageiros brancos, sofriam constantes discriminações raciais. Após mais um caso de discriminação e racismo dentro do transporte público, Martin Luther King liderou o boicote aos ônibus Montgomery, este boicote era para pressionar o governo a acabar com a discriminação que havia contra os negros. Mais tarde ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul, que lutava pelos direitos civis de negros e mulheres. Luther King liderou várias marchas de protesto e manifestações pacíficas, a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis.

Essas ações mexeram com o mundo e com as dimensões humanas: biológicas, psicológicas e espiritual. Segundo Eugênio e Daniel “ O homem interage com o mundo por meio da sua constituição biológica (sentidos,conhecimento intuitivo), psicológica (forma como chegam as sensações) e espiritual (o processo abstrativo desenvolvido pela inteligência). Martin Luther King queria o respeito do corpo, da alma e do espírito. Valorizava todas as dimensões e lutava pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com