TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Administração Banco do Brasil

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS NO ESTADO BRASILEIRO

DOCENTE: PAULA REJANE FERNANDES

DISCENTE: PEDRO MEDEIROS VILLELA

UMA ANÁLISE DA ADMINISTRAÇÃO DO BANCO DO BRASIL S/A

1. INTRODUÇÃO

A Administração Pública brasileira teve passou por grandes mudanças em sua história, passando de uma administração considerada Patrimonialista e Oligárquica, até chegar em uma administração Gerencial.

O Banco do Brasil, por ser a primeira instituição financeira do país, não podia ser diferente, acompanhou as mudanças e hoje se encontra em um nível de administração Gerencial e será objeto de estudo do presente trabalho.

2 . MODELOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

2.1 ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIALISTA

A administração pública patrimonialista era marcando o pensamento de que o Estado é a extensão do poder do administrador público. De acordo com os pensamentos patrimonialistas o conceito que a gestão pública deveria seguir a supremacia do interesse público ou dar condições para que suas necessidades fossem atendidas era antagônica, ou seja, entendia-se que deveria considerar a supremacia do interesse do Estado e que deveria ter suas necessidades satisfeitas por meio do trabalho dos seus governados. Os governantes consideraram o Estado como seu patrimônio, havendo uma total confusão entre o que é público e o que é privado. Como consequência desse pensamento, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.

2.2 ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA

A necessidade de separar o público do privado fez adotar-se a Administração Pública Democrática para repreender a corrupção e o nepotismo, muito recorrentes na antiga administração. Se utilizando de princípios como impessoalidade e hierarquia funcional e a profissionalização do servidor público, o modelo burocrático ficou marcado pelos controles rígidos e padronização de processos.

Entretanto a necessidade de uma eficiência maior o tornou obsoleto, pois esse modelo não garantia qualidade de serviço, rapidez e baixo custo para o serviço público.

2.3 ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL

A necessidade de uma Administração Pública Gerencial decorreu de exigências e necessidades da população e principalmente pela busca por uma maior eficiência no serviço público. Tendo como objetivo predominando o aumento da qualidade do serviços e a redução dos custos esse tipo de Administração surgiu e vem se consolidando em virtude das mudanças ocorridas nas estruturas organizacionais e pela busca de processos com otimização de tempo e recursos focado sempre em melhores resultados para máquina pública.

3. HISTÓRIA DO BANCO DO BRASIL

3.1 FUNDAÇÃO

O Banco do Brasil foi criado em 12 de outubro de 1808, por D. João, na cidade do Rio de Janeiro. Foi criado com o objetivo de que se pusesse “em ação os cômputos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com