TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Livro didático - aula temática e tradicional

Por:   •  19/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

As duas obras escolhidas para a discussão do tema, são livros do sexto ano do fundamental e terceiro ano do médio, são livros recentes que abordam o componente curricular de história para as séries as quais são destinados.

Os dois livros além de serem destinados a séries diferentes são de editoras diferentes, entretanto os autores são os mesmos nas duas coleções.

No livro do ensino fundamental nota se uma quantidade maior de fotografias nas páginas do livro, nele existe muita interação entre as fontes e o texto, em alguns capítulos o texto é escrito de acordo com as fontes (fotos) e cada parágrafo desse texto trata de uma parte específica da fonte, Ou até mesmo um parágrafo para cada foto. No decorrer do texto quando o autor cita alguma peça ou local da historia essa citação contem um número e a palavra é destacada, e na fonte possui o mesmo número, ou seja quando o autor fala de um assunto a fonte tira esse local do imaginário e o traz para uma visão mais real e fidedigna do local ou fato citado.

Ainda no contexto das fontes, existe um recurso chamado de “explorando imagens” onde uma imagem referente ao tema, é analisada e ligada a vários fatos referentes à época de sua confecção o que propiciam ao leitor uma oportunidade de ler as imagens e interpreta las para uma co relação ao tema proposto.

Nesse livro existe, ainda, algumas partes que o autor chama de “enquanto isso ...” nessa seção o autor traz dentro de um tema uma outra fonte referente a um outro assunto que está ocorrendo no mesmo recorte de tempo, porém em outra parte do mundo e o que esses acontecimentos terão de repercussão no futuro, e que serão utilizadas como fontes nos livros didáticos das séries subsequentes. Esse recurso talvez seja o mais importante, pois ele permite a compreensão dos fatos de uma maneira global. Isso acaba gerando uma visão dinâmica dos fatos que acontecem simultaneamente na história, além de relacionar vários conteúdos e preparar o aluno para as próximas séries, onde ele vai utilizar os conhecimentos adquiridos para apreender os novos conteúdos.

No livro destinado ao terceiro ano do ensino médio as fontes não são a base na qual o texto é escrito, como no ensino fundamental. Aqui elas são um meio de complementar o assunto que está sendo abordado de maneira geral todas as fontes possuem um pequeno texto que às expliquem e orientem a sua existência no espaço e no tempo. E é exatamente esse texto que faz a interação dessa fonte com o conteúdo abordado naquele capitulo do livro.

Nesse volume existe uma seção chamada de “expandindo o conteúdo” nela são apresentadas várias outras fontes, além de um texto que faz um aprofundamento daquele recorte específico e também faz relação dele com outros temas e épocas da história.

É notório no livro do ensino médio que ele busca fazer uma interação do conteúdo com discussões entre os alunos com atividades em grupos propostas em alguns capítulos o que não ocorre no livro do ensino fundamental.

Por se tratar de um livro do último ano do ensino médio, o livro traz uma grande quantidade de exercícios propostos e até mesmo uma parte voltada para e execução da redação onde o leitor é incentivado e interpretar e redigir. Isso denota claramente que o livro busca preparar o leitor para o vestibular, e talvez essa seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com