TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corporeidade E Ludicidade Plano de Aula – Jogo Tradicional Amarelinha

Por:   •  9/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

PEDAGOGIA - EAD

Roberta dos Santos Carvalho

CORPOREIDADE E LUDICIDADE

Plano de Aula – Jogo Tradicional Amarelinha

Rio de Janeiro – RJ

2018

INTRODUÇÃO

Atualmente a utilização de jogos tradicionais em sala de aula não tem sido explorada profundamente, no entanto esses jogos fazem parte da nossa herança cultural e devem ser estimulados na infância.

Esse plano de aula tem a intenção de promover a brincadeira conhecida como “Amarelinha”, buscando abordar concomitantemente conteúdos da matemática com aspectos lúdicos.

Nos anos iniciais do ensino fundamental I é essencial promover situações de ensino e aprendizagem que gerem a construção de habilidades corporais e sociais desenvolvendo assim, a ideia de diversificação e transformação de estruturas lúdicas convencionais.

O estímulo ao exercício físico é indiscutivelmente essencial no que diz respeito aos alunos do ensino fundamental I, pois trabalha o desenvolvimento mental, corporal e emocional. Por isso aliarmos uma atividade física extra no contexto didático, como é o caso da prática da brincadeira da “Amarelinha” pode trazer excelentes resultados além de aumentar o comprometimento do aluno com as aulas.

Acredita-se que a utilização de atividades lúdicas torna o ensino mais interessante e divertido, além de valorizar e cultivar a cultura tradicional do nosso país.

OBJETIVOS DA ATIVIDADE PROPOSTA

  • Estimular coordenação motora e lateralidade;
  • Trabalhar números em ordem crescente e decrescentes;
  • Desenvolver a concentração e percepção;
  • Identificar e nomear cores e formas geométricas;
  • Reconhecer números de 0 a 10.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS ADOTADOS

Modalidade: Educação Infantil – Fundamental I

Componente curricular: Matemática

Tema: Números, sistemas de numeração, espaço e forma.

Tempo estimado: 02 aulas de 50 minutos

Aula I: Explicando as regras

Desenha-se no quadro o percurso da “Amarelinha” tradicional, com casas simples e duplas, numeradas de 1 a 10, separando as casas Inferno (início) e Céu (final) e então pergunta aos alunos: Quem conhece a “Amarelinha”? Quais os tipos de “Amarelinha” que conhecem? Como se joga a “Amarelinha”? Como podemos organizar essa brincadeira?

Explicam-se as regras da brincadeira e o procedimento de alternância de jogadores:

  • A ordem dos jogadores será por sorteio;
  • O jogador posicionado na casa inferno joga uma pedrinha na casa de número 1 e inicia uma sequência de saltos alternados com um pé, tipo “saci Pererê”, nas casas simples e dois pés nas casas duplas até a casa céu;
  • Em seguida, retorna percorrendo a sequência de trás para frente, e ao chegar à casa dupla 2 e 3, deve recolher a pedrinha que está na casa 1 e saltar sobre ela e sobre a casa inferno.
  • Se completar essa sequência de saltos com êxito, joga a pedrinha novamente, agora na casa 2, e realiza a sequência de saltos da mesma forma da rodada anterior. Se falhar, passa ao participante seguinte e na próxima jogada começa na casa onde parou.
  • No trajeto de ida e de volta, o jogador deve pisar dentro das casas sem tocar em nenhuma linha e acertar a pedrinha dentro do espaço delineado.

Aula II: Brincando

Organiza-se as crianças em pequenos grupos de 3 a 5 pessoas sendo que em cada grupo, deve ser colocado duas crianças que tenham maior conhecimento para auxiliar as demais.

Delimita-se um espaço de brincadeira para que cada grupo desenhe a sua “Amarelinha” tendo como referência o modelo apresentado na aula anterior.

Convida-se a partir de um sorteio alguns alunos para iniciar o jogo, enquanto os demais observam sentados em círculo ao redor do diagrama.

Repete-se a brincadeira, pelo menos umas quatro vezes, para que todas as crianças tenham oportunidade de aprender a brincadeira e superar suas dificuldades, vencendo os desafios propostos, bem como, apreendendo todas as regras.

CARACTERIZAÇÃO SÓCIA ECONÔMICA E CULTURAL DOS ALUNOS

 A “Amarelinha” pode ser usada nos anos iniciais do ensino fundamental independentemente da classe social, localização geográfica, pois requer recursos simples e de baixo custo financeiro.

Através da atividade da “Amarelinha” pretende-se que os alunos desenvolvam suas relações sociais, pois devem se organizar em ordem, acompanhar a evolução dos colegas, torcerem por seus favoritos de forma educada e companheira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com