TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS (ANÁLISE TRADICIONAL, COMPORTAMENTAL E HUMANISTA)

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 8

PINÓQUIO AS AVESSAS ABORDAGEM TRADICIONAL

A abordagem tradicional tem prática pedagógica cristalizada e sua base é educativa sem fundamento na ciência ou pesquisa.

No livro, o personagem principal, Felipe, é instigado por sua curiosidade e através dela busca saber a origem e definições das coisas do mundo que o cerca. Uma característica forte do personagem é o questionamento diante de uma situação e a sede e busca pelo desconhecido.

Quando se depara com o ambiente escolar, sua expectativa é que os professores sanem suas dúvidas, sejam elas quais forem, pois acredita que a escola tem o papel de ensinar e responder a toda e qualquer dificuldade de compreensão do aluno e por várias vezes, Felipe indaga sua professora, mas não obtém resposta. Conclui então que cada professor só tem conhecimento sobre o que ensina. Nada além disso.

Frustra-se ao perceber que todo seu saber adquirido fora da escola é em vão, pois dentro dela só é necessário o que é ensinado, exatamente igual ao que a professora leciona, num mecanismo de memorização e incentivo a decorar o conteúdo para atingir boas notas que são estabelecidas pela professora onde se define se o aluno aprendeu o mínimo necessário, tendo ênfase na nota e não na reflexão.

Nessa abordagem, o aluno não tem participação direta ou envolvimento com as construções desenvolvidas até então do mundo, só tem ciência dos feitos passados e dos nomes que marcaram época, ficando de fora dessa evolução; compreende, mas não participa. O conhecimento é visto como pronto e acabado e não um movimento em construção.

O modelo de escola apresentado no livro tem como característica o foco na conclusão de fase do aluno, sair do primeiro ano para o segundo independentemente de seu aprendizado e do segundo para o terceiro e assim sucessivamente até chegar à universidade para receber um papel (diploma) onde esteja explícito a função para que o aluno está preparado.

Nesse sistema educacional, aluno é uma tabula rasa, onde o professor é a autoridade superior ao aluno e este já deve, desde cedo, submeter-se às autoridades impostas. Também não é permitido ao aluno a capacidade de desenvolver conhecimentos ou uma análise crítica mediante uma situação. A regra é simples: o professor é dono de todo conhecimento e “deposita” esse saber no aluno que tem a obrigação de absorver com exatidão tudo o que lhe é apresentado como conteúdo, numa relação social vertical, onde o professor está localizado sempre acima do aluno.

PINÓQUIO AS AVESSAS ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

Na abordagem comportamental (ou behaviorismo), o pensamento e o comportamento são analisados pelas mesmas leis; reação entre estímulo e resposta onde o comportamento do indivíduo está relacionado ao ambiente em que está inserido.

No livro, nota-se que a princípio, Felipe demonstra ser uma criança curiosa, cheia de dúvidas e questionador, que sonha com os pássaros. Ainda em sua primeira fase escolar indaga sua professora sobre diversos assuntos tanto pela disciplina aprendida quanto por temas externos.

Ao passar dos anos no ambiente escolar, Felipe começa a acreditar que o que realmente importa são os conhecimentos ensinados na escola e abandona, aos poucos, a curiosidade e a sede pelo saber que tinha outrora.

Uma frase dita por Felipe marca exatamente o ponto onde ele compreende que, ao ponto de vista da educação que lhe é oferecida, só é necessário o ensinamento da professora e não suas curiosidades ou desejo de saber internos: “(...) A minha cabeça não tem hora certa para pensar sobre as coisas. Eu estava pensando sobre pássaros. Perguntei sobre pássaros, e a professora me ensinou que não era hora de pensar sobre pássaros (...)”.

Em outro momento do livro, Felipe conclui: “ Aprendi que (...) na escola os conhecimentos não valem por serem úteis. Valem porque vão cair na prova...” e dessa forma, a escola vai modificando a forma de pensar do personagem principal, que aos poucos vai se adequando aos padrões impostos pelo sistema educativo.

Quando Felipe se dá conta da situação que está, ele toma uma decisão que mudaria por completo seu modo de lidar com o mundo: “Não posso ser motivo de vergonha para os meus pais. Eles me matricularam num colégio forte, colégio caro, que prepara para o vestibular. E fazem um grande sacrifício por minha causa. Eles querem meu bem. Não vou mais pensar em passarinhos”.

No decorrer da estória, Felipe se forma na universidade e se torna especialista em aves. Mas de uma forma diferente: ao invés de cuidador de pássaros, se tornou um especialista em frangos, mas frangos mortos, depenados, estripados, cortados, moídos e transformados em linguiça. Felipe tinha uma profissão e era o orgulho dos pais, mas não vivia o que sonhou anteriormente.

Um menino curioso, sonhador e que amava os pássaros foi influenciado pelo ambiente em que vivia a abandonar tudo o que acreditava para aprender e viver às regras de um sistema educacional imponente, e assim não só o seu presente foi alterado, mas o sonho futuro de ser um cuidador de aves foi substituído pela profissão de especialista em frangos.

PINÓQUIO AS AVESSAS ABORDAGEM HUMANISTA

A abordagem humanista tem como princípio o foco nas características inatas do homem, prezando e zelando sempre pela individualidade de cada um. Nessa teoria, o sujeito aprende por si só, tendo o professor como um auxiliador na execução de suas habilidades e o meio como um facilitador de suas realizações.

O livro mostra uma ideia totalmente oposta ao conceito humanista no quesito escolar, não oferecendo ao aluno, incentivos para se auto realizar e desenvolver suas habilidades pessoais para tornar-se um sujeito autônomo.

O princípio humanista baseia-se na capacidade de cada um ser responsável pelo seu conhecimento, não cabendo ao professor alterar o processo de desenvolvimento do aluno, mas apenas criar condições para que o aluno aprenda, respeitando e formando cada aluno como ele é, o que não acontece no livro de Rubem Alves.

Em teoria, o indivíduo é alguém situado no mundo para se tornar algo naturalmente, sem que o ambiente tenha o poder de muda-lo. Esse indivíduo está sempre em processo de construção, inacabado e o mundo ao seu redor é reproduzido de acordo com a visão que tem de si mesmo, e não como realmente é.

No conceito humanista, preza-se pelo respeito ao outro, uma relação afetiva para o sucesso individual (pensar no homem como uma unidade para formar uma sociedade de acordo com as realizações pessoais de cada um), pois acredita-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com