TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Art. 1º da Lei nº 5.564 de 21 de dezembro de 1968 e registre

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 13

1. Faça uma análise do Art. 1º da Lei nº 5.564 de 21 de dezembro de 1968 e registre.

R: O trabalho de orientação educacional se destina a assistir ao educando individualmente ou em grupo abrangendo os alunos de todos os contextos escolares de nível fundamental e médio, visando ao desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade e as necessidades básicas do aluno relacionadas à família e a aprendizagem, o orientador é o mediador entre professor e família.

2. Quem pode exercer a função ou a profissão de OE? (Orientador Educacional).

- Os licenciados em pedagogia, habilitados em orientação educacional

- Os portadores de diploma em Pós – Graduação em Orientação Educacional

- Os diplomados em orientação educacional por escolas estrangeiras, cujos títulos sejam revalidados na forma da legislação em vigor.

3. A que requisitos a pessoa deve atender para poder trabalhar como orientador educacional?

- Registro dos diplomas ou certificados no Ministério da Educação e Cultura;

- Registro profissional no órgão competente do Ministério da Educação e Cultura.

4. Nos Artigos 8º e 9º do Decreto nº 72.846 de 26 de setembro de 1973 constam as atribuições do OE. Aponte cinco de cada artigo e comente sobre cada uma.

Art. 8º. São atribuições privativas do Orientador Educacional:

1) Planejar e coordenar a implantação e funcionamento do Serviço de Orientação Educacional em nível de

Escola: traçar caminhos para que o serviço de orientação se efetive, flua, ocorra atendendo as necessidades vigentes.

Comunidade: buscar junto às famílias e comunidade meios e recursos para o atendimento dos alunos que se encontram em dificuldades.

2) Coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-o ao processo educativo global.

Auxiliar os alunos a decidirem suas expectativas profissionais, contribuindo para a realização profissional e pessoal dos alunos.

3) Coordenar o processo de sondagem de interesses, aptidões e habilidades do educando.

Promover a organização de uma investigação do que chama a atenção e daquilo que realmente o aluno tem condições físicas e mentais de desempenhar.

4) Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos, encaminhando a outros especialistas aqueles que exigirem assistência especial.

Organizar o atendimento dos alunos junto aos setores solicitado, de acordo com a necessidade e especificidade de cada aluno.

5) Ministrar disciplinas de Teoria e Prática da Orientação Educacional, satisfeitas as exigências da legislação especifica do ensino.

Atuar com professor na área de Gestão Educacional, desde que esteja habilitado para isso.

Art. 9º. Compete, ainda, ao Orientador Educacional as seguintes atribuições:

1) Participar no processo de caracterização da clientela escolar.

Participar da análise de como são, onde vivem, qual a classe social que pertencem, qual a opção religiosa, etc. dos alunos que freqüentam a escola.

2) Participar no processo de elaboração do currículo pleno da escola.

Participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola que direciona todas as suas ações.

3) Participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos.

Trabalhar em equipe junto aos professores na avaliação dos alunos, bem como na escolha de estratégias, metodologias e recursos a serem utilizados na recuperação dos mesmos.

4) Participar no processo de integração escola – família – comunidade.

Juntamente com a equipe pedagógica, organizar ações que intensifiquem a participação da família e da comunidade em eventos, reuniões quando forem solicitados.

5) Realizar estudos e pesquisas na área da Orientação Educacional.

Estar constantemente em busca de novos saberes, agregando novos conhecimentos, se aperfeiçoando, sendo ético e compromissado com o trabalho que desenvolve.

5. Qual é o papel do OE na atualidade?

R: Hoje o orientador caminha na busca da totalidade do aluno, se preocupando em ampliar os conhecimentos do educando como pessoa, o seu trabalho é continuo, dinâmico e permanente, pois é ele que aponta o caminho e faz a mediação do processo de aprendizagem juntos aos alunos, ele atua nas dificuldades de aprendizagem do aluno e em problemas de relacionamento no contexto educativo.

É um trabalho difícil e complexo, porém quando bem realizado e por pessoas competentes e compromissada com o trabalho a ser realizado vai fazer a diferença na personalidade e na formação do aluno.

6. A partir de suas experiências e leituras recentes, elabore um texto de 10 linhas, no mínimo, sobre a OE.

R: Orientador tem seu trabalho voltado para sanar as necessidades básicas do educando que envolva a família e aprendizagem. Se a criança esta em defasagem em sua aprendizagem, o orientador desenvolve um trabalho diferenciado junto com o professor, e se esta defasagem persistir, ele deve investigar a causa do problema. O ponto principal do orientador é fazer um diagnóstico da comunidade escolar e traçar metas para resolver, para que a aprendizagem se torne algo fácil e prazeroso para o educando.

Deste modo, a Orientação Educacional se volta mais para acompanhar a aprendizagem do aluno e promover a ligação entre aluno, família e escola, envolvidos também com o currículo, métodos, pesquisas, ou seja, com o planejamento e os conteúdos, verificando como está a aprendizagem dos alunos.

Neste sentido, o trabalho de Orientador educacional é um ofício complexo e muito difícil, porém, quando bem realizados por pessoas competentes e compromissadas com o trabalho que desenvolvem pode fazer a diferença na formação cultural e da personalidade do aluno.

UNIDADE 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com