TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila de Biologia

Por:   •  2/12/2015  •  Artigo  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de Investimentos

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

Os investimentos são divididos entre públicos, privados e mistos. Os públicos representam recursos disponibilizados pelo governo ou entidades públicas com o intuito de gerar bem-estar igualitário. Já os privados são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado com o intuito de gerar retorno monetário aos seus investidores. Temos, também, os mistos que são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

O estudo de análise de investimentos compreende determinados aspectos, quais sejam: um investimento a ser realizado, enumeração de alternativas viáveis. Análise de cada alternativa, comparação das alternativas, e, escolha da melhor alternativa quanto aos prováveis investimentos a serem realizados.

Para uma tomada de decisão de investimento eficiente, alguns pressupostos devem ser considerados, quais sejam: não existe decisão com alternativa única (deve-se ter, ao menos, duas alternativas), só se pode comparar alternativas homogêneas, apenas as diferenças das alternativas são relevantes (duas alternativas similares se tornam irrelevantes em termos de tomada de decisão), alternativas econômicas devem sempre reconhecer o valor do dinheiro no tempo (por meio de uma taxa de juros adequada), os gestores devem ser realistas e adequar o projeto ao capital efetivamente disponível para o investimento, deve-se sempre atribuir certo peso para os graus relativos de incerteza associados às previsões efetuadas, as decisões devem também levar em consideração os eventos qualitativos não quantificáveis monetariamente para que as alternativas sejam sempre claramente especificadas, e, dados devem ser realimentação para que os técnicos responsáveis pelo estudo possam promover reajustes nas alternativas realizadas como intuito de permitir o aumento do grau de sensibilidade e, também, de prevenir erros nas decisões futuras.

A decisão do investimento não pode ser tomada única e exclusivamente com base na demanda do produto a ser vendido pela empresa. Existem várias técnicas de análise de investimentos que, via de regra, se baseiam na projeção dos fluxos de caixa em diferentes tipos de projetos.

Para que um investimento/projeto seja aceito, é necessário que seja definido sua taxa mínima de retorno, sendo que a TMA (Taxa Mínima de Atratividade) é a taxa a partir da qual o investidor considera que está obtendo ganhos financeiros. Ao se analisar uma proposta de investimento, deve-se considerar seu custo de oportunidade, ou seja, o fato de se estar perdendo a oportunidade de auferir retorno em outra aplicação. Um bom referencial são as aplicações financeiras de pouco risco.

Outras técnicas para se determinar qual projeto aceitar são: a análise da TIR (taxa interna de retorno), do VPL (valor presente líquido), e do período de retorno payback. A TIR e o VPL são utilizados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com