TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arqueologia historica

Por:   •  25/4/2015  •  Artigo  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

JUSTIFICATIVA

Ainda que grande parte dos trabalhos realizados baseou-se em fontes bibliográficas e depoimentos de moradores sobre a região, foi possível computar os dados e vestígios oriundos de intervenções arqueológicas, através da coleta e analise dos vestígios, que fazem referência aos períodos descritos acima, onde  se mostraram fundamentais para retificar ou refutar a veracidade das fontes analisadas.. A continuação da intervenção arqueológica nos sítios supracitados, e , posteriormente outros que fazem parte da trilha da jurubeba  mostra-se necessária para o entendimento espacial do período estudado. Portanto, a necessidade da continuação das pesquisas em locais de interesse arqueológico se faz essencial para estabelecer parâmetros de uma sociedade. Através da interpretação de vestígios materiais presentes nesses sítios podemos identificar fatores relevantes para o entendimento do passado de cada região, ponderando os distintos segmentos das sociedades em nosso país.         

Com uso de medidas de restauração e preservação das áreas passíveis a serem estudadas, consideramos a possibilidade de consolidar no avançar das pesquisas a intervenção arqueológica, e de estabelecer um programa de Educação Patrimonial voltado para a valorização do acervo cultural local na comunidade em questão.

 

PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA (SERRA BRANCA)

O parque possui a maior densidade de sítios com pintura rupestre das três Américas. Também foram evidenciados vestígios de ocupações humanas mais antigas do que o previsto pela teoria até então vigente, que consideravam as levas migratórias unicamente pelo estreito de Bering. Novos problemas foram levantados e o Parque passou a atrair pesquisadores de áreas diversas, além da Arqueologia, que procuravam validar, refutar ou aprofundar os conhecimentos a respeito da Pré-História (Tainã Moura Alcântara, 2009, p.18).  O Parque detém, também, diversos Sítios Históricos relacionados ao período de extração da maniçoba, importante período econômico do Piauí. “O ciclo da borracha”, por volta de 1890, foi um dos fatores de migração ao estado do Piauí, em específico da região sudeste. O período de extração da Maniçoba foi um dos propulsores econômicos da região.

Entre as áreas produtoras no sudeste do estado, Oliveira (2001) destaca-se a Serra da Capivara como o principal ponto de extração de látex de maniçoba. E ainda levanta outras nove áreas na região de São Raimundo Nonato, sendo elas: Zabelê, Alegre, Angical, Gongo, Caldeirão Grande, Garrincho, Marianos, João Paulo e Jacinto. Cada área possuía um dado número de barracões, na Serra Branca eram vinte e um, que chegavam a empregar, em alguns casos, o número de até cinquenta maniçobeiros.

A concretização da exploração era alcançada através de caminhos chamados, pelos próprios atuantes desse sistema econômico, de “carreiros”, que eram as principais rotas de acesso às maniçobas. Constituíam as rotas principais de acesso, deles desmembravam-se “atalhos” que os permitiam alcançar as árvores, estes, por sua vez, eram chamados de “braços-de-carreiro” (ALCÂNTARA, 2006). A produção era enviada ao barraquista que exercia o papel de intermediário entre o maniçobeiro e o comerciante. O barraquista arcava com as despesas iniciais do maniçobeiro com alimentação e infraestrutura (moradia e instrumentos de trabalho). Algumas vezes o barraquista era o próprio comerciante que recebia a produção dos maniçobeiros. Em outras situações ele era contratado pelos donos das terras (OLIVEIRA, 2001). Com isso foram construídas casas em diversas localidades, muitas delas em abrigos.

Com o intuito de aprofundar nossa pesquisa, foram efetivadas interferências com o intuito de preservar a estrutura dos sítios em questão. Atualmente esses sítios fazem parte de um circuito turístico do Parque. Foram realizadas escavações que constataram a presença de estrutura  

Sua construção está relacionada ao período de apogeu economico do piaui, intimamente ligada a extração da maniçoba. Próximo a Casa do Alexandre verificou a presença da estrutura de parede, onde poderia ser outro sitio, em ruina, posteriormente foi chamado de Casa da beira da estrada. Segundo informações adjacentes a casa provavelmente teria

Foram realizadas escavações em grande parte do limite da propriedade, realizando levantamento pormenorizado de todos os vestígios encontrados, tentando encontra inferências que permitam a reconstrução do ambiente, possibilitando o esclarecimento do episódio em questão. Segundo ... foram encontrados grandes quantidades de materiais.

 São Raimundo Nonato, a comercialização da maniçoba esteve presente até meados dos anos 60, mostrando o caráter lucrativo da exploração do Látex no período.

Apesar das interpretações já existentes em torno das edificações, vale ressaltar que só com a conclusão das pesquisas poderemos compor as devidas inferências a cerca dos sítios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com