TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A água Na Terra E A Sua Distribuição

Artigos Científicos: A água Na Terra E A Sua Distribuição. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 4

A água na terra e a sua distribuição

A água, como é conhecimento de todos, é um bem precioso, que a terra oferece à humanidade.

A Terra é um planeta de água, uma vez que a água cobre 71% da sua superfície.

Contudo, com tanta água que existe, apenas 2,5% dela é água doce utilizável e, desta, apenas 0,1% é água potável, ou seja, água própria para beber. Os 97,5% restantes de água corresponde à existente nos mares e nos oceanos.

A água doce encontra-se em diferentes formas, que passo a mencionar:

• 68,9% sob a forma de glaciares e neves eternas;

• 29,9% sob a forma de águas subterrâneas;

• 0,9% sob a forma de humidade do solo e da atmosfera;

• 0,3% nos lagos e nos rios.

A precipitação é um dos factores mais importantes relativamente a recursos hídricos superficiais e subterrâneos. A água proveniente da chuva é parcialmente absorvida pelo solo e a vegetação, sendo uma parte devolvida à atmosfera por evapotranspiração. A outra parte, que não volta para a atmosfera nem penetra o solo, designa-se água de superfície, que escorre para as bacias hidrográficas.

As águas de infiltração penetram no subsolo até encontrarem uma superfície impermeável.

Quando a superfície é inclinada, a água segue o declive, percorrendo uma enorme distância, antes de emergir. Quando a superfície é plana, ou côncava, a água acumula-se.

Quando as águas de infiltração encontram uma grande falha escorrem até grandes distâncias em profundidade formando reservas subterrâneas permanentes, de longa duração.

A água está desigualmente distribuída, sendo grandes as diferenças entre várias regiões. A maior parte do continente africano, do Médio Oriente, da Austrália e de algumas zonas do continente americano encontram-se com graves problemas de escassez de água. Este é um problema mundial, cujos efeitos se fazem sentir com mais intensidade em certas zonas e épocas.

Os consumos

A média anual do consumo de água é de 600m3 (600.000 L) por pessoa, sendo cerca de 50m3 (50.000 L) de água potável – correspondendo a um consumo diário de 137 litros de água.

Estes números são contudo teóricos, uma vez que a água está desigualmente distribuída.

Nas últimas dezenas de anos, o consumo de água evolui com o crescimento demográfico, desenvolvimento industrial e a irrigação.

Nas sociedades pré-industriais o consumo de água é baixo. Em compensação, o consumo de água cresce muito em países em vias de industrialização e naqueles em que a agricultura é irrigada tende a corresponder a um forte crescimento demográfico.

Os factores responsáveis pelo consumo de água em alguns países são:

• Agricultura (México e Índia, por exemplo);

• Indústria (Alemanha).

A gestão

A crise mundial da água deve-se a:

• Escassez crescente da água;

• Diminuição da qualidade da água, em consequência da poluição;

• Secas.

Há escassez de água.

A água disponível existente chegaria para satisfazer as necessidades mundiais se fosse gerida adequadamente, tendo em vista um aproveitamento eficaz e uma repartição equitativa.

A gestão da água tem de seguir o conceito de desenvolvimento sustentável, satisfazendo os objectivos da sociedade no presente e no futuro, assegurando também os ambientes dos recursos hídricos.

Mais de 2200 milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento, morrem devido a doenças relacionadas à escassez e falta de qualidade da água. Cerca de 6000 crianças morrem por dia devido a estas doenças, que poderiam ser evitadas melhorando a qualidade da água e do saneamento.

Melhorar a qualidade da água requer meios financeiros, técnicos e culturais, que muitos países não têm. Assim, alguns países definem critérios e normas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com