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As Relações Humanas "Contemporânea"

Por:   •  12/3/2019  •  Tese  •  3.160 Palavras (13 Páginas)  •  139 Visualizações

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O problema da humanidade não pode ser resolvido cientificamente sem uma declaração clara da relação entre homem e sociedade, como se vê na coletividade primária - a família, o grupo de brincadeiras ou instrução, a equipe de produção e outros tipos de coletividade formal ou informal. Na família, o indivíduo abandona algumas de suas características específicas para se tornar um membro do todo. A vida da família está relacionada com a divisão do trabalho de acordo com o sexo e a idade, o exercício da criação, a assistência mútua no dia-a-dia, a vida íntima do homem e da esposa, a perpetuação da raça, a educação dos filhos e também várias relações morais, legais e psicológicas. A família é um instrumento crucial para o desenvolvimento da personalidade. É aqui que a criança se envolve primeiro na vida social, absorve seus valores e padrões de comportamento, seus modos de pensar, linguagem e certas orientações de valor. É esse grupo primário que tem a maior responsabilidade para com a sociedade. Seu primeiro dever é para o grupo social, para a sociedade e a humanidade. Através do grupo, a criança, à medida que envelhece, entra na sociedade. Daí o papel decisivo do grupo. A influência de uma pessoa sobre a outra é, via de regra, extremamente limitada; a coletividade como um todo é a principal força educacional. Aqui os fatores psicológicos são muito importantes. É essencial que uma pessoa se sinta parte de um grupo a seu próprio desejo, e que o grupo o aceite voluntariamente, aceite sua personalidade.

Todo mundo executa certas funções em um grupo. Tomemos, por exemplo, a equipe de produção. Aqui as pessoas são unidas por outros interesses, bem como os de produção; eles trocam certos valores políticos, morais, estéticos, científicos e outros. Um grupo gera a opinião pública, aguça e aperfeiçoa a mente e molda o caráter e a vontade. Através do grupo, uma pessoa eleva-se ao nível de uma personalidade, um sujeito consciente da criatividade histórica. O grupo é o primeiro modelador da personalidade e o próprio grupo é moldado pela sociedade.

A unidade do homem e da sociedade. Toda a composição intelectual de uma pessoa tem a impressão clara da vida da sociedade como um todo. Todas as suas atividades práticas são expressões individuais da prática social da humanidade formada historicamente. Os implementos que ele usa têm em sua forma uma função desenvolvida por uma sociedade que predetermina as maneiras de usá-los. Ao lidar com qualquer trabalho, todos nós temos que levar em conta o que já foi alcançado antes de nós.

A riqueza e a complexidade do conteúdo social do indivíduo são condicionadas pela diversidade de suas ligações com o todo social, o grau em que as várias esferas da vida da sociedade foram assimiladas e refratadas em sua consciência e atividade. É por isso que o nível de desenvolvimento individual é um indicador do nível de desenvolvimento da sociedade e vice-versa. Mas o indivíduo não se dissolve na sociedade. Ele mantém sua individualidade única e independente e faz sua contribuição para o todo social: assim como a própria sociedade molda os seres humanos, os seres humanos moldam a sociedade.

O indivíduo é um elo na cadeia das gerações. Seus assuntos são regulados não apenas por ele mesmo, mas também pelos padrões sociais, pela razão ou mente coletiva. O verdadeiro sinal da individualidade é o grau em que um certo indivíduo, em certas condições históricas específicas, absorveu a essência da sociedade em que vive.

Considere, por exemplo, o seguinte fato histórico. Quem ou o que seria Napoleão Bonaparte se não houvesse Revolução Francesa? É difícil ou talvez impossível responder a essa pergunta. Mas uma coisa é bem clara: ele nunca teria se tornado um grande general e certamente não um imperador. Ele mesmo estava bem ciente de sua dívida e em seus anos decadentes disse: "Meu filho não pode me substituir. Eu não poderia me substituir. Eu sou a criatura das circunstâncias." [1] Há muito se reconhece que grandes épocas dão à luz grandes homens. Que tribunas do povo foram levantadas pela onda de acontecimentos da Revolução Francesa - Mirabeau, Marat, Robespierre, Danton. Que jovens, algumas vezes até mesmo jovens talentos que permaneceram adormecidos entre o povo, foram elevados às alturas da atividade revolucionária, militar e organizacional pela Grande Revolução Socialista de Outubro.

Às vezes é dito que a sociedade carrega o indivíduo como um rio carrega um barco. Este é um símile agradável, mas não exato. Um indivíduo não flutua com o rio; ele é o próprio rio turbulento. Os eventos da vida social não acontecem por si mesmos; Eles são feitos. Os grandes e pequenos caminhos das leis da história são inflamados pelo esforço humano e muitas vezes à custa do sangue humano. As leis da história não são mapeadas antecipadamente por forças sobre-humanas; eles são feitos por pessoas, que então se submetem à sua autoridade como algo que está acima do indivíduo.

A chave para os mistérios da natureza humana é encontrada na sociedade. A sociedade é o ser humano em suas relações sociais, e todo ser humano é uma personificação individual das relações sociais, um produto não apenas do sistema social existente, mas de toda a história mundial. Ele absorve o que foi acumulado pelos séculos e passou por tradições. O homem moderno carrega dentro de si todas as idades da história e todas as suas próprias idades individuais também. Sua personalidade é uma concentração de vários estratos da cultura. Ele é influenciado não apenas pela mídia de massa moderna, mas também pelos escritos de todos os tempos e de todas as nações. Ele é a memória viva da história, o foco de toda a riqueza de conhecimentos, habilidades, habilidades e sabedoria que foram acumuladas através dos tempos.

O homem é uma espécie de átomo vivo super denso no sistema da realidade social. Ele é uma concentração do princípio ativamente criativo nesse sistema. Através de miríades de impulsos visíveis e invisíveis, o fruto do pensamento criativo das pessoas no passado continua a alimentá-lo e, através dele, a cultura contemporânea.

Às vezes, a relação entre o homem e a sociedade é interpretada de tal forma que o último parece ser algo que se passa em torno de uma pessoa, algo em que ele está imerso. Mas esta é uma abordagem fundamentalmente errada. A sociedade, é claro, existe fora do indivíduo como um tipo de ambiente social na forma de um sistema historicamente moldado de relações com uma rica cultura material e espiritual que é independente de sua vontade e consciência. O indivíduo flutua neste ambiente toda a sua vida. Mas a sociedade também

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