TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Casos: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

O texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” fala sobre atividades de integração, que quando integramos experiências científicas com outras áreas do currículo estamos ajudando as crianças a aumentarem seu desempenho mental, ou seja, podemos escolher um determinado assunto e utiliza-lo para ser trabalhado de forma interdisciplinar, usando várias disciplinas. À medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e que possa com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, para que estabeleça uma aprendizagem interativa, ampliando assim a visão de mundo.

No decorrer do texto estudado são apresentadas algumas das disciplinas como a matemática que oferece vias de quantificação e registro de observações. Tanto o raciocínio quantificador quanto o numérico dependem da inteligência lógico-matemática, que é a competência para raciocinar de maneira lógico-dedutiva e solucionar problemas envolvendo números e elementos matemáticos. A criança constrói seu conhecimento lógico-matemático por meio de suas ações sobre os objetos e quanto mais variadas e estimulantes forem essas ações mais o funcionamento da inteligência será estimulado, cabe, então, ao professor proporcionar situações variadas que estimulem os alunos nesse processo, criando condições para seu desenvolvimento.

Outra disciplina abordada no texto é Artes e Música, a música é um meio de expressão de ideias e sentimentos, mas também uma forma de linguagem é possível trabalhar através da música a concentração, memorização e coordenação motora. Já foram constatadas melhoras no raciocínio espaço-temporal em crianças de pré-escola que podiam contar regularmente com treinamento com instrumentos musicais e canções. As atividades de artes são sugeridas como forma de estimular as expressões intuitivas e criativas das ideias infantis, enquanto as crianças desenham, pintam e modelam para representar o que aprenderam envolvem a inteligência cinestésico-corporal que está relacionada com o movimento físico e com o conhecimento do corpo.

Temos também a disciplina de Natureza e Sociedade que contempla o estudo de aspectos referentes tanto à natureza envolvendo as ciências naturais, como também à sociedade, envolvendo as ciências humanas. Ao analisar a natureza deve-se levar em consideração sua relação com a sociedade, uma vez que ambas estão interligadas. Assim, a sociedade não pode ser estudada mediante apenas as relações entre os grupos, mas, sobretudo a partir de sua interdependência com a natureza.

Também temos a disciplina de alfabetização que não se resume somente no aprendizado do alfabeto, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. Os elos com a literatura ampliam os conceitos científicos, associando-os à linguagem e imagens vividas, sejam metáforas ou narrativas. É de fundamental importância que as crianças sejam incentivadas a escreverem e contarem suas próprias histórias e poemas isso promove a síntese criativa de fatos, fantasia e sentimentos que utilizam a inteligência linguística.

Relacionando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com