TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou

Pesquisas Acadêmicas: As Tranças De Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir-nos leva a refletir sobre as diferenças raciais, diversidades, ele nos mostra como podemos trabalhar essas diferenças dentro da escola. Considerando o texto científico, observei que se agregado a outras áreas do currículo escolar, ele melhora o desenvolvimento das crianças, porque mostra formas diferentes de ensinar, de transmitir conhecimentos, orienta como ensinar os eixos norteadores para as crianças de diversas formas, fazendo com que as crianças sintam prazer em aprender.

O texto literário também nos faz refletir, é como se fizéssemos parte da história, podendo trabalhar as diferenças raciais, o preconceito, a valorização da cultura, a tradição do povo afro descendente. Essa história conta como vive o povo de uma cultura diferente da nossa, onde moram, como se vestem, os alimentos que comem, o respeito que eles têm a seus ancestrais. Podemos utilizar todas essas informações dentro da sala de aula, desenvolvendo nas crianças um sentimento de respeito às diversidades, onde não exista o preconceito, a indiferença, elas devem compreender que todos somos cidadãos e estamos em busca de um mesmo objetivo, que é a educação, a aprendizagem.

SÍNTESE REFLEXIVA

Analisando o texto científico nota-se que se associá-lo em outras áreas da educação ajudaremos as crianças a se desenvolverem melhor, tanto em seu aspecto psíquico, físico e intelectual, pois se o currículo estiver enriquecido de diferentes aprendizagens o desenvolvimento das crianças acontecerá de forma mais prazerosa, o que fará com que elas fiquem mais interessadas em aprender.

Este tipo de texto mostra diferentes formas de ciência, então podemos agregá-lo com matemática, música, literatura, arte, entre muitas outras.

Ao associarmos experiências científicas nas diferentes áreas da educação estamos colaborando para que as crianças aprendam de formas diversificadas, e desenvolvam seus talentos intelectuais com mais prazer, pois cada criança tem o seu talento, e, eles não são iguais, por isso ao agregar diferentes formas de ensinar, facilitará o aprendizado da criança, fará com que ela aprenda com mais facilidade, que respeite as diferenças, e também aceite as mesmas, porque não devem existir distinções devido às diversidades, todas as crianças têm direito à educação.

Como consta no texto, existem inúmeras formas de ensinar, utilizando experiências diferentes, com crianças diferentes em cada área da educação, assim podendo ensiná-las o princípio e respeito às diferenças, tanto no que diz respeito às deficiências físicas, quanto à raça, cor ou classes sociais. Devemos buscar formas de trabalhar pedagogicamente temas que envolvam as questões de discriminação no Brasil, tentando excluir os preconceitos e construir uma Pedagogia Multicultural.

Então fazendo uma análise reflexiva entre esse texto científico e a história literária, as tranças de Bintou constatam-se que se trata de uma história afro descente. Esta obra nos mostra a cultura dos povos africanos, nos expõe suas riquezas, o colorido do lugar acompanha a diversidade africana. Neste texto literário encontramos muitos aspectos, como os diferentes alimentos, o vocabulário, os nomes próprios, o papel da mulher, a tradição, a importância da coragem como virtude, o colorido das paisagens e também não podia deixar de dizer sobre o respeito aos seus antecedentes.

No contexto escolar, podemos utilizar todas essas informações contidas no texto para desenvolver atividades lúdicas com as crianças, ensinado-as a importância do respeito às diversidades, povos de diferentes lugares, as culturas passadas de gerações a gerações e trabalhar também temas que envolvam a natureza, o meio ambiente. O tema racial é conteúdo indispensável no currículo escolar. A lei 10.369 de 2003 decretou a inclusão do ensino da história e cultura afro-brasileiras no ensino fundamental e médio, e a Secretaria de Educação continuada promove cursos de capacitação e distribui material didático sobre o assunto. Os professores conhecem a influência africana na formação da cultura brasileira e também obtêm informações sobre a questão racial na Educação Infantil, porque compete à escola dar chances para todos apreciarem a cultura afro e apreenderem que ela faz parte dos costumes brasileiros.

Então voltando ao texto, a menina Bintou sonha com longas tranças, mas o que ela tem na cabeça são quatro birotes, e na tradição africana é assim mesmo, tem que deixar a vaidade para as mulheres mais velhas, as crianças devem ser livres da vaidade, da parte estética, elas devem brincar, aprender, fazer amigos, enfim, soltar a imaginação. Infelizmente nos dias atuais, nossas crianças não vivem a verdadeira infância, valorizam muito a parte estética, os jogos eletrônicos, os brinquedos que imitam os adultos, e os pais, muitas vezes estabelecem para as crianças, rotinas diárias para que elas ocupem o seu tempo durante o dia todo, fazendo atividades e se esquecendo que são apenas crianças, que deveriam seguir o exemplo do povo africano, e viver a infância verdadeira como deve ser.

No texto literário aparece uma personagem chamada Teresa, que é brasileira, e Bintou pergunta a ela se no Brasil as meninas usam tranças. Esta personagem faz o leitor refletir num Brasil entrelaçado com a África, e a avó de Bintou, de um jeito todo especial, consegue mostrar a Bintou que seus cabelos podem ser tão perfumados e bonitos quanto das outras mulheres, ela coloca fitas coloridas com pássaros azuis e amarelos nos birotes de Bintou e a torna muito feliz, fazendo com que ela sinta orgulho de si e se ache ainda mais bonita. Isso nos leva a refletir que nossas crianças não precisam imitar nenhum adulto para se tornarem especiais, elas são especiais sendo crianças, e a avó de Bintou consegue despertar esse sentimento em sua neta.

Então podemos pensar que o texto científico e o texto literário se relacionam, porque os dois ensinam formas diferentes de aprendizado. O primeiro texto mostra várias maneiras de ensinar, utilizando os eixos norteadores como ciência para o desenvolvimento das crianças de forma a ensiná-las de diferentes maneiras, e as tranças de Bintou nos mostra um tipo de cultura entre inúmeras existentes no mundo. O texto literário nos ensina a valorizar a beleza negra e as diversidades, devemos começar transferindo esses conhecimentos às crianças, ele possibilita a nós e as crianças, fantasiar, entrar na história, como se fizéssemos parte dela, como se nos encontrássemos na África vivendo e acompanhando a história de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com