TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As influências da cultura japonesa no Brasil

Por:   •  1/4/2016  •  Seminário  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Em nosso país, há tempos, existe a influência da cultura japonesa em nossos atos, comidas e até mesmo nos esportes e moradias. Neste trabalho, iremos aprofundar sobre o tema.


  1. DESENVOLVIMENTO

Tudo começou no dia 18 de junho de 1908, quando, no Porto de Santos, chegou o navio Kasato Maru, trazendo as primeiras 165 famílias japonesas ao Brasil. Essas famílias eram de regiões pobres do Japão. Eles desembarcaram no Brasil pois sofriam com o desemprego decorrente da época devido ao crescimento populacional do país e atraídos pela procura de mão de obra estrangeira para trabalhar na produção de café.

Alguns se fixaram na região de agricultura do Paraná, outros na extrativista de látex do Pará, mas a maioria se concentrou na região cafeicultora de São Paulo, instalando então bairros e colônias japonesas.

Esse fluxo cresceu ainda mais devido ao fato do Brasil ser um dos poucos países que permitiam a entrada de japoneses que saíam do país durante a Primeira Guerra Mundial e eram banidos de migrar para os Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Após a popularização das imigrações e também emigrações, a partir da década de 1980, as fortes influências do Japão no Brasil ficaram claras, seja na cultura, na sociedade, nas festas, na economia e nas tradições, como veremos.

De um modo geral, as construções japonesas são na maioria das vezes bem tradicionais e simples quando comparadas com as moradias chinesas e europeias. Porém, é visado a harmonia do ambiente, ou seja, há sempre um jardim para contracenar com a construção.

São essas tendências de planejamento que foram trazidas ao Brasil na parte de arquitetura e urbanismo, principalmente no ramo das decorações. Além do jardim já citado, usa-se muitos materiais naturais, como palha, fibra, bambu, e papel nas composições, influenciados pelo planejamento inteligente do espaço no Japão.

No Brasil, os dois locais públicos de maior apelo à cultura japonesa são o Pavilhão Japonês do Ibirapuera, em São Paulo, que é uma réplica ao Palácio Japonês de Katsura, e Praça do Japão, em Curitiba, com uso primordial da madeira, diálogo entre a construção e o ambiente e jardim bastante elaborado, com quedas d’água, pedras, areia, etc.

Quanto à gastronomia, os japoneses acrescentaram novos sabores à culinária brasileira, como o caqui, o morango, a mexerica poncã, o molho Shoyu, o pastel, o famoso miojo, o pepino, o rabanete, entre outros alimentos, além dos pratos tipicamente orientais, como o sushi, o sashimi e o yakisoba.

Já emendando os alimentos à economia brasileira, os japoneses cultivaram a soja no Brasil, sendo o triunfo do agronegócio do país. Como consequência disso, os estados que receberam o cultivo da soja e também de vários tipos de vegetais e frutas, como já citado, tiveram um aumento da renda e elevação do PIB per capita.

Entre as artes visuais, a mais famosa é o Origami, que se difundiu de forma muito grande no Brasil e chega a ser ensinado em algumas escolas ou oficinas escolares para crianças.

Quanto à língua japonesa, o Brasil é o segundo país do mundo que mais fala japonês, havendo vilas onde se fala como língua principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com