TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade proposta Adeus Lenin

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  1.307 Visualizações

Página 1 de 2

Após a exibição do filme proporíamos a divisão da turma em 3 grupos para que cada um aborde as principais temáticas trabalhadas no filme Adeus, Lenin!

A ideia central do filme em torno da divisão da Alemanha e como era o modo de vida desses cidadãos e como, após a queda do muro de Berlim, a sociedade modificou-se tanto econômica quanto socialmente falando.

Nossa ideia seria que cada grupo tratasse das seguintes temáticas:

Grupo número 1: GUERRA FRIA: História e consequências sociais e econômicas

Grupo número 2: RDA e RFA: A divisão da Alemanha e suas características

Grupo número 3: O MURO DE BERLIM: Marco histórico

A proposta da atividade é promover um maior diálogo entre os fatos históricos que circundam o filme, e como eles de fato aconteceram, compreendendo de maneira mais ampla cada tópico descrito acima.

QUESTIONÁRIO

  1. Há momentos no filme que mostram personagens reais, retratando os acontecimentos da história. Cite pelo menos um momento do filme onde esses personagens reais aparecem na história: (Um dos momentos reais que o filme retrata é o lançamento de Sigmund Jöhn, que foi o primeiro alemão a ir para o espaço)
  2. O filme aborda o momento da divisão da Alemanha e RDA (República Democrática Alemã) e RFA (República Federal da Alemanha), a primeira sob o domínio socialista e a segunda sob o domínio capitalista. Descreva com suas palavras e sob o seu entendimento em qual dos dois lados se passou a história do filme. (Durante todo o filme os sinais socialistas são demonstrados
  3. Sob a ótica do filme, justifique o título da obra: “Adeus, Lenin!” (O filme tem esse título porque a história se passa num momento onde a Alemanha socialista perde força e espaço para o lado Capitalista, o muro de Berlim cai, uma das cenas emblemáticas para isso é quando próximo ao final do filme a estátua de Lenin é retirada de uma das praças da Alemanha)
  4. Cite momentos do filme em que marcam a “introdução” da Alemanha Ocidental na Alemanha Oriental. (Podemos destacar duas cenas principais: Os caminhões da Coca Cola passando pelas ruas da Alemanha e uma das personagens do filme trabalhando no Burguer King)
  5. Quais as ações tomadas pelo protagonista Alex para que sua mãe não percebesse que havia ocorrido as mudanças geopolíticas na Alemanha? (Podemos apontar por exemplo as gravações do falso telejornal)
  6. A mãe do protagonista, em um determinado momento filme, o chama de “meine Klein kosmonaut” (meu pequeno cosmonauta), e em outra cena o protagonista diz a seus irmãos que no seu pais eles chamam os astronautas de cosmonautas. Por que essa diferença? (A diferença se dá puramente pela região onde o filme se passa. Os americanos chamam de astronauta, os soviéticos do cosmonautas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com