TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOGRAFIA TAULOR

Artigos Científicos: BIOGRAFIA TAULOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Frederick Winslow Taylor

Nasceu dia 20 de março de 1856 em Germantown Filadélfia Estados Unidos, o pai dele Franklin Taylor era um advogado bem sucedido formado em Princenton e sua mãe Emily Annete Winslow,era uma feminista abolicionista que trabalhava com Lucretia Mott importante misnistra dos quakers (fundação de cunho religioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês Geoge Fox com objetivos pacifistas e abolicionista)grupo do qual a famili de Taylor era importante membro, desde cedo Taylor foi educado por sua mãe teve a oportunidade de estudar na França e na Alemanha viajando pela Europa em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter para se preparar para a Universidade .quando se formou foi aceito no curso de direito na Universidade de Harvard mas decidiu seguir outra carreira. Faleceu no dia 21 de março de 1915

Aos 18 anos começou a trabalhar em uma oficina mecânica perto da sua casa onde trabalhou em maquinas-ferramentas e na fabricação de modelos. Aos 22 anos começou a trabalhar Taylor como operário para oficinas de construção de maquinas Midvale Steel Companny onde em pouco tempo subiu de posição.

Entre 1880 e 1885 ele fez curso de engenharia Stevens Institute para completar seus conhecimentos em mecânica. EM 1893 Frederick e sua esposa decidem adotar três filhos: Kempton, Robert e Elizabeth.

Aos 23 anos pela primeira vez Taylor aplicou os processos científicos ele inventou um novo modo de cortar o aço e de maneira que as ferramentas durassem mais. Durante toda sua vida Taylor sempre introduziu e trabalhos que estavam sob sua fiscalização métodos de observação e experimentação que dessem como rendimento do trabalho e da produtividade dos operadores.

Taylor registrou 50 valiosas patentes de invenções de maquinas ferramentas e processos de trabalho. Em 1986 Taylor entrou na Bethlehm Steel Works e se aperfeiçoou em métodos diversos e setores de fabrica. Ele fez a reorganização da empresa e obteve grande êxito no campo administrativo. No ano de 1906 ele foi eleito o presidente American Association Of Mechanical Engineers ,e assim foi deixando os negócios e acabou abandonando completamente.

Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos de administração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas ideias sobre a racionalização do trabalho.

1906 foi um ano bastante proveitoso para Taylor. É nesse ano que ele publica “The Art of Cutting Metals” (A Arte de Cortar Metais), é eleito presidente da Associação Americana dos Engenheiros Mecânicos e recebe o título honorário de Doutor em Ciência pela Universidade da Pensilvânia.

Somente em 1911 é que Taylor publica sua obra mais importante revelando de vez os princípios da administração científica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração. Em “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) Taylor descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados pelas empresas ainda que com algumas alterações, sendo por isso considerado o pai da Administração Científica.

Em 1915 Taylor contrai uma pneumonia e morre no dia 21 de março.

Segundo Taylor, a melhor administração era quando o trabalhador dava melhor iniciativa, em compensação o patrão recebia incentivos pessoais do patrão, isso ante da sua nova inovação, foi chamado de “administração por iniciativa e incentivo” para comparar a administração cientifica.

Algumas características do taylorismo:

-Racionalização de produção

-Economia de mão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com