TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL COLONIAL

Trabalho Universitário: BRASIL COLONIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

BRASIL COLONIAL: A EXPANSÃO PARA O INTERIOR

BANDEIRAS: As bandeiras foram expedições que partiram geralmente de pontos próximos ao litoral e adentraram no interior da Colônia em busca de riquezas. O objetivo dessas expedições eram buscar indígenas para o trabalho escravo, metais preciosos, como ouro e prata, pedras preciosas e plantas medicinais. A importância das bandeiras foi que em contato com os indígenas possibilitava que eles conhecerem novas plantas medicinais e novos alimentos e essas expedições também possibilitaram o conhecimento de grande parte do interior da Colônia. Os bandeirantes ainda ajudaram na miscigenação do povo brasileiro tendo filhos com indígenas que tinha tanto o sangue português e tanto o sangue indígena.

DROGAS DO SERTÃO: Drogas do Sertão é a denominação que era dada a determinados produtos que eram explorados no interior da Colônia e que, na Europa, eram considerados especiarias. Produtos como canela, guaraná, castanha-do-pará, pau rosa, pau-cravo, cacau, cravo e urucum eram alguns dos produtos extraídos principalmente da Amazônia.

CRIAÇÃO DE GADO: As primeiras cabeças de gado bovino foram trazidas por Martim Afonso de Sousa e o primeiro Governador-Geral Tomé de Sousa também incentivou a criação de gado. O gado era criado no engenho e completava as atividades açucareiras. Além disso, também era usado pra movimentar a moenda, puxar os carros que levavam a cana cortada até os galpões. Também fornecia leite, carne e couro. A criação de gado na Colônia foi uma atividade econômica secundária.

MISSÕES E REDUÇÕES JESUÍTAS: As missões jesuítas tinham como principal objetivo de catequizar os indígenas e manter a fé dos colonos. A atuação dos jesuítas no Brasil se destacou na luta pela proteção dos indígenas contra a escravização pelos colonizadores e bandeirantes. Muitas das missões foram atacadas e destruídas pelos bandeirantes que preferiam escravizar indígenas “pacificados”. Os jesuítas ainda foram os precursores da educação escolar no Brasil, fundaram colégios que redibiam os filhos das famílias abastadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com