TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baseado no Livro de Mesmo Título/Autor: Noah Gordon

Por:   •  14/11/2017  •  Resenha  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

RESENHA DESCRITIVA

Título: O Físico (Brasil)

Direção: Philipp Stölzl (Alemanha)

Data do filme: 2014 (Brasil)

Baseado no livro de mesmo título/Autor: Noah Gordon

Apresentação:

Inglaterra, século XI. Rob Cole, uma criança, que trabalha nas minas de carvão, vê sua mãe morrer em decorrência da doença do lado. O garoto busca apoio junto ao barbeiro viajante chamado Bader, ele que promete curar doenças com suas intervenções, mas não consegue salvar sua mãe. Ao crescer, Rob acumula todos os conhecimentos de Bader sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele deseja mais. Bader passa por uma operação nos olhos, sob os judeus atuante da intervenção da saúde, Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, responsável por administrar um hospital chamado Avicena. Para aprender com ele, Rob faz uma longa viagem rumo à Ásia, mas para isso, ele troca sua religião oficial de católico para judeu para não ser morto durante a viagem. O filme “O Físico” aborda temas da biologia, como a fisiologia, filosofia, religião e pluralismo cultural de diversas regiões do mundo.

Primeira parte:

O início do filme se passa na Inglaterra, onde aparece várias pessoas trabalhando nas minas de carvão para ganhar um pão ao final do dia. Nesse momento, aparece a figura da criança/jovem Rob Cole que por ser o filho mais velho de três irmãos, assume o papel de provedor da família, enquanto a mãe cuida dos 2 filhos mais novos (casal). Antes de ir para casa com o “salário” (pão), ele passa pela parte central do vilarejo e se depara com o barbeiro Bader, viajante que carrega em sua carruagem todo tipo de utensílios e materiais que possam promover a cura de doenças que acometiam as pessoas daquela época. Não existiam hospitais e nem médicos nessa europa medieval do século XI. Acreditava-se que Deus era provedor e detentor de todas as questões do cotidiano e era a Ele confiadas todas as coisas. Qualquer tipo de manifestação de cura poderia ser considerado ato de bruxaria. Por isso, as figuras de barbeiros (homens) eram menos questionadas pela Igreja Católica, já que se fosse uma mulher pega em assuntos de “bruxaria”, ela não seria absolvida tão fácil de suas acusações de feitiçaria.

O jovem cresce ao lado do barbeiro, viajando por diversos lugares e à medida que várias situações vão acontecendo, o jovem Rob Cole adquire mais conhecimento e mais vontade de aprender e exercer as funções de barbeiro. No momento em que o mestre Bader adquiri uma perda de visão, possivelmente, Catarata na visão, ele conhece um grupo de judeus “médicos” que fazem intervenções mais complexas e operam os olhos de Bader. Com isso, Rob toma conhecimento que no oriente existe uma academia científica que se dedica aos estudos da medicina inicial ou primitiva. Ele resolve então, após algum tempo, viajar e deixar a companhia de seu mestre Bader em rumo à Pérsia. Mas, antes ele precisa deixar de ser um cristão e assume o papel de judeu para se envolver com a cultura muçulmana. Situação em que lhe garantiria a vida durante o período de 1 ano de sua viagem da Inglaterra até Avicena.

Segunda parte:

O jovem ao final da última parte, já no deserto da Arábia, junto com outros componentes da caravana rumo ao destino da Ásia. Durante essa parte da viagem ele conhece uma jovem, a qual ele se apaixona, mas não podem ficar juntos, pois ela está “prometida” para um homem rico e poderoso da Pérsia, só que ele desconhece isso. Uma grande tempestade de areia toma conta da caravana e todos morrem, exceto ele e mais tarde ele descobre que a jovem amada também se salvou. Chegando na sede do Xá Ala ad-Daula, se faz apresentar diretamente ao palácio, onde pede uma audiência junto ao mesmo, porém ele é rejeitado e jogado na rua sofrendo uma surra por parte dos guardas do palácio. Ele é resgatado pelo próprio Ibn Sina que é o chefe e professor da academia de medicina Avicena. Após alguns dias de tratamento, ele se recupera bem e começam suas primeiras aulas de medicina.

Rob Cole tem uma motivação pessoal em busca de respostas sobre a doença do lado (apendicite) que levou à morte sua mãe. Ele quer saber mais sobre essa doença e deseja conhecer a fundo o corpo humano, porém a prática de se abrir corpos após a morte é repugnada pelos muçulmanos, assim como é para os cristãos. Uma verdadeira heresia e práticas que são consideradas demoníacas, tais como a necromancia. Um aspecto místico que foi explorado na trama, é que o jovem Rob tem um “dom”, algo que ele consegue prever se a pessoa que está doente vai morrer ou não, apenas colocando a mão no coração da vítima.

Durante suas aulas de medicina, ele conhece um senhor de idade que também tem a “doença de lado” e que promove assim um diálogo e assim Rob descobre que o ancião é de outra religião, o Zoroatrismo, que acredita na libertação da alma após a morte, não sendo importante o corpo (casca física). Após a morte do zoroatrista, Rob promove então o que seria a primeira autópsia para descobrir como era a doença e suas causas. Desenha e faz ilustrações das partes do intestino e abdominal do cadáver para registro. Contudo, ele é pego na prática análise e é preso juntamente com o seu professor Ibn Sina pelo grupo religioso que deseja comandar a cidade no lugar do Xá. Na prisão eles conversam sobre o que o jovem recém descobriu sobre o corpo humano, enquanto seus destinos são definidos pelo concílio religioso da cidade.

Terceira parte:

Existe um embate entre as forças religiosas existentes dentre e fora da cidade contra o regime do Xá Ala ad-Daula. Os conservadores e radicais religiosos se unem contra o governo para tomada da cidade afim de dar uma estrutura mais dedicada a Alá e em suas esferas religiosas, contra os avanços científicos e abertura de várias culturas vivendo na mesma sociedade. Nesse confronto, os religiosos enviam um emissário com a peste negra e contamina toda a cidade. Nesse momento, muitos fogem, principalmente os mais ricos e importantes, enquanto a maioria da população fica presa dentro da cidade. Morrem centenas de pessoas, enquanto que os aprendizes de medicina e seu mestre tentam a todo custo salvar as pessoas. Nesse momento, a vida da jovem amada de Rob Cole é deixada aos seus cuidados, porque ela foi abandonada por seu marido. Conforme os dias avançam, eles descobrem que o agente da peste negra, a pulga, atua no corpo enquanto o indivíduo está vivo, logo após sua morte, ela procura um novo hospedeiro. O que faz com que eles comecem a queimar os corpos e as roupas juntos. Mas, um avanço, se descobre que os ratos são os agentes transmissores da pulga da peste negra, começa a uma caçada em toda cidade contra os ratos que também são queimados em fogueiras. Com isso, pessoas começam a parar de morrer e a peste negra é vencida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com