TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliografia de Charles Robert Darwin

Bibliografia: Bibliografia de Charles Robert Darwin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Bibliografia  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Bibliografia de Charles Robert Darwin

Charles Robert Darwin (1809-1882) nasceu em Shrewsburv, Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Filho de médico e neto de poeta, médico e filósofo, desde a infância revelou-se inteligente, arguto e observador, procurando compreender tudo que lhe ensinavam. Gostava de História Natural e fazia coleção de pedras, conchas, moedas, plantas, flores silvestres e ovos de pássaros.

Com 16 anos, matriculou-se na Universidade de Edimburgo, na qual seu irmão também estudava. Sem interesse em muitas aulas, acabou dedicando seu tempo a reuniões com outros estudantes. Tinha pretensões de se tornar um religioso, foi para Cambridge e depois de três anos, formou-se bacharel em Artes, continuando seus estudos para ser pastor.

Com o geólogo Adam Sedgwick fez uma excursão geológica ao Norte do País de Gales. Recebeu o convite de Henslow para participar como naturalista, sem remuneração, de uma viagem a bordo do bergantim “Beagle”, que durou cinco anos – de dezembro de 1831 a outubro de 1836. Darwin explorou as costas da América do Sul (Brasil, Patagônia, Terra do Fogo, Chile e Peru), e algumas ilhas dos mares do Sul. Todo material recolhido era despachado para o professor Henslow, para posterior estudo

De volta à Inglaterra, com sólida reputação de geólogo e naturalista, viveu alguns anos em Cambridge e Londres, trabalhando ativamente em assuntos científicos, especialmente na publicação dos resultados de sua viagem e na coleta de dados para sua teoria sobre a origem das espécies. Foi secretário da Geological Society.

Em 29 de janeiro de 1839, Darwin casou-se com sua prima, Emma Darwin, juntos tiveram dez filhos, dos quais três, morreram prematuramente. Em 1842 mudou-se para Down, pois sua saúde exigia que fosse morar no campo. Nessa época trabalhou muito, deixando grande contribuição científica nas suas obras.

O principal tema das pesquisas de Charles Darwin sempre foi o problema da evolução. O naturalista foi formando sua teoria, segundo a qual as formas de vida evoluem lentas, mas continuamente através do tempo. No decorrer desse processo vai ocorrendo uma seleção natural – a sobrevivência do mais apto. Em 1859, Darwin lança seu livro “Da Origem das Espécies por Via da Seleção Natural ou A Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida”. O livro teve sua primeira edição esgotada em um dia.

Charles Darwin morreu de ataque cardíaco, em Downe, no condado de Kent, Inglaterra, no dia 19 de abril de 1882. Seu corpo foi sepultado na Abadia de Westminster, em Londres.

A teoria da Evolução

Abaixo serão apresentados os aspectos da teoria da evolução, criada por Darwin:

- Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum, em algum momento da história evolutiva. Assim, são descendentes destes, com modificações: resultado da seleção natural.

- Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si: resultado de mutações e/ou reprodução sexuada. Algumas dessas são hereditárias, ou seja, podem ser transmitidas para a geração seguinte.

- A limitação na disponibilidade de recursos faz com que indivíduos de uma população lutem, diretamente ou indiretamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com