TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Bion

Ensaios: Biografia Bion. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

Biografia de Wilfred Ruprecht Bion.

Bion nasceu em 8 de setembro de 1897, em Muttra, Punjab, na Índia.

Seus interesses iniciais eram de estudar História, mas se alista nas Forças Armadas, vivencia inúmeras batalhas, recebe honras e aos 21 anos chega a capitão. Terminada a guerra, ingressa aos 22 anos no curso de História. Estuda também Filosofia, Línguas (latina e grega) e Literatura Francesa. Entra no curso de medicina e aos 33 anos forma-se, ganhando uma medalha de ouro como cirurgiã o entre outros méritos.

Em 1932, inicia sua prática em psiquiatria, trabalha com o Dr. Hadfield, defensor da terapia psicanalítica e um dos fundadores da Tavistok Clinic, onde também trabalha por 15 anos. Até 1940 teve significativa experiência com delinquentes.

Com 48 anos, em 1945, instala-se em IverHeath, aluga um consultório, inicia sua formação psicanalítica e sua análise com Melanie Klein, que dura até 1953.

Interessa-se pelo tratamento em grupo, juntamente com John Rickman (seu primeiro analista [1937-1939]), estruturando suas ideais que culminaram no livro “Experience with groups”, de 1961. No consultório, Bion estudou a personalidade psicótica e escreveu uma série de trabalhos muito originais, apresentados em Congressos e Jornais de Psicanálise. A ênfase estava colocada na relação entre o pensamento e a linguagem na psicose, junto com o tratamento analítico das mesmas. Formula uma teoria das psicoses que até hoje tem grande valor para a maioria dos psicanalistas que utilizam o referencial kleiniano.

No ano de 1956, Bion foi nomeado diretor da Clínica de Londres de Psicanálise, ocupando esse cargo até 1962, quando assumiu a presidência da Sociedade Britânica de Psicanálise até 1965.

Aos 71 anos, Bion transfere-se para Los Angeles, passando a ter maior contato com a Argentina e o Brasil. Proferiu conferências no Rio e em São Paulo em 1973, em 1974, em 1975 e em 1978. No ano de 1979 volta para a Inglaterra, onde morre de leucemia em novembro, aos 82 anos.

Bion deu conferências em muitos lugares e escreveu 14 livros. Foi considerado um pensador de intelectualidade profunda e exigente, junto a uma sensibilidade muita aguda. Nele, o pensamento e a emoção se apóiam mutuamente. É tido como um dos pensadores da psicanálise mais originais e corajosos. Bion teve a sabedoria de conservar tudo o que aprendeu de Freud e Melanie Klein, adicionando suas concepções. Criou novas ideias teóricas e técnicas e é reconhecido como o terceiro grande gênio da psicanálise. Bion foi uma personalidade invulgar, sendo que a originalidade e o alcance de suas postulações, paradoxos e reflexões provocaram um profundo impacto na psicanálise moderna.

A Obra.

Sua teoria, mesmo nos desenvolvimentos mais abstratos e complexos, mantém-se sempre muito em contato com a base empírica proporcionada pelo trabalho no consultório, deixando-o num estado mental muito especial frente a seus pacientes. A experiência pessoal, no que se refere a esse estado mental, com o tempo, passa a privilegiar os seguintes propósitos:

- O acesso aos estados mais primitivos do desenvolvimento mental.

- A possibilidade de detectar os diferentes funcionamentos da mente: neurótico e psicótico.

- A atenção permanente aos processos de pensamento e a suas dificuldades, marcadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com