TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Carlinhos Brown

Por:   •  12/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.410 Palavras (10 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 10

Carlinhos Brown

Nascido em Salvador, Bahia 1962

 Antonio Carlos Santos de Freitas, nascido no bairro de Candeal Pequeno, subúrbio de Salvador, ainda criança, teve aulas de percussão com um motorista aposentado, Mestre Pintado do Bongô (Oswaldo Alves da Silva). Seus primeiros instrumentos foram pandeiro, e reco-reco. Foi casado com Helena Buarque, filha de Chico Buarque de Holanda e da atriz Marietta Severo, com quem tem dois filhos: Francisco e Clara.

Inspirado em James Brown, cantor, compositor e produtor musical norte-americano, adotou o nome artístico de Carlinhos Brown. O baiano é um renomado músico, cantor, compositor e percussionista brasileiro. Conhecido por sua influência no movimento musical conhecido como Axé, misturando ritmos tradicionais brasileiros com elementos de rock, reggae, funk e música eletrônica. Ele se juntou a músicos renomados como João Gilberto, Djavan, João Bosco e excursionou com eles por todo o mundo tocando percussão.

 

Brown começou sua carreira na década de 1980, como membro do grupo musical Acordes Verdes, mas alcançou fama nacional e internacional como percussionista da banda Timbalada, na década de 1990. Além de sua carreira musical solo, ele também é reconhecido por seu trabalho como produtor musical, colaborando com artistas renomados, como Marisa Monte e Sérgio Mendes.

 

Ao longo de sua carreira, Carlinhos Brown lançou diversos álbuns, incluindo "Alfagamabetizado", "Carlito Marrón" e "A Gente Ainda Não Sonhou". Sua música é conhecida por sua energia contagiante, mensagens de positividade e influência cultural. Além de sua carreira musical, ele também é envolvido em projetos sociais e atividades filantrópicas em sua cidade natal, promovendo a cultura e o desenvolvimento comunitário.

 

Carlinhos Brown é considerado uma das figuras mais influentes e respeitadas da música brasileira, conquistando diversos prêmios ao longo de sua carreira, como o Grammy Latino e o Prêmio da Música Brasileira. Sua música continua a encantar e empolgar pessoas ao redor do mundo, tornando-o um dos artistas mais icônicos do Brasil.  No Candeal, Carlinhos implementou inicialmente o projeto "Tá Rebocado" para promover a urbanização e Saneamento Comunitário, Certificado de Melhores Práticas 2002

Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos/UN-Habitat. 1994 também perto da sua terra natal estava a Associação Pracatum Ação Social, que beneficia milhares de meninas e meninos de baixa renda na Bahia. O projeto conta com a colaboração de várias entidades importantes, como o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, e a UNESCO.

Brown foi o responsável pela criação do Programa Pertencimento Ambiental, que aborda o tema da educação ambiental e busca interligar as pessoas com à natureza por meio de cartilhas educativas para crianças (O único programa temático no país para crianças de 4 a 5 anos).  Diante dessa bagagem social e educacional que moldou sua trajetória pessoal e artística, Carlinhos fundou a Candyall Educativo em 2018 para se aprofundar nos temas relacionados à educação. Goya, 2 Grammys Latinos e 08 indicações, além de um troféu em reconhecimento a Goya por sua atuação como arte-educador da Sociedade Internacional de Educação Musical ISME. O músico tornou-se o primeiro a ser nomeado Embaixador Cultural Ibero-Americano em 2018, e em 2019, recebeu as boas-vindas como Embaixador em Montevidéu, em visita ao programa IberCultura Viva. Em reconhecimento a toda sua atuação socioeducacional, em 2020 recebeu o título de Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia.

Há mais de 40 anos a percussão tem um papel fundamental na vida de Carlinhos Brown é uma forma de expressão musical que envolve o uso de instrumentos de percussão, como tambores, pandeiros, agogôs, entre outros. Tornando-o um renomado percussionista brasileiro conhecido por sua habilidade e paixão pela percussão, que sempre estão presentes em suas música e performances. A música “Armando Eu Vou”, composta em 1986 coma participação Ricardo Luedi, tornou-se a primeira canção do movimento do Axé Music tocada numa novela, de uma das principais emissoras brasileiras a Cambalacho, interpretada por Cida Moreira. Nesse mesmo ano, Brown bateu um recorde: ganhou o Troféu Caymmi por ter, naquele momento, 26 sucessos tocados nas rádios.  E ainda em 1996 Carlinhos Brown lançou-se em carreira solo, com o CD Alfagamabetizado (Virgin/EMI-Odeon), que foi um ponta pé na nova fase como cantor, além de compositor e instrumentista. Hoje, o artista e mestre criativo é um dos mais respeitados músicos brasileiros, com dezenas de álbuns lançados. São 800 canções criadas, e inúmeras inéditas, destaca-se pela quantidade de composições de sua autoria que também fizeram sucesso em vozes de grandes outros artistas, a exemplo das canções “Muito obrigada, axé” (gravada por Ivete Sangalo e Maria Bethânia, em 2009). Em 2020, foi um ano marcante para Carlinhos Brown, em tese de doutorado na Espanha, com sua arte defendida pela artista plástica Durce Coelho, o mestre criativo manteve intensa sua produção, e entre tantas outras conquistas, assinou a Trilha Musical do novo espetáculo, intitulado “Cura”, de Deborah Colker com estreia prevista para 2021. Brown participou do primeiro carnaval das Ilhas Canárias e da primeira edição do Rock in Rio, em Madri. Seu sucesso foi tremendo que ficou conhecido como “Rei da Espanha”. O cineasta Fernando Trueba fez o documentário chamado “El Milagro del Candeal”, que mostra os trabalhos do artista com a comunidade do Candeal. Ganhou o Prêmio Goya, o mais importante do cinema espanhol, e essa de relação de Carlinhos, estreitou ainda mais os laços entre Brasil e Espanha.

Na copa do mundo de 2014, Carlinhos Brown participou da gravação de "La La La - Brazil 2014", com Shakira. Hoje, o artista é popularmente conhecido do mundo, com enfâse na Espanha, França, Itália e Alemanha.

Música e artes plásticas dialogam na existência de Carlinhos Brown desde 2003. O artista vem intensificando sua experiência com tinta e pincel. O artista já expôs seus quadros no foyer do Teatro Castro Alves (TCA) e no foyer do Jornal A Tarde, ambos localizados em salvador.

Ao longo de sua trajetória, promoveu diversas revitalizações rítmicas, desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. Participou diretamente dos primeiros arranjos que originaram o axé music e o samba-reggae, compondo a partir daí centenas de sucessos, e criando conteúdos artísticos revigorantes para a cena da música pop brasileira que reverberam mundo afora, a exemplo da Timbalada, movimento percussivo vivo nascido nos anos 90. Formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, e entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, dois Grammy’s Latinos e 08 indicações, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME - Sociedade Internacional de Educação Musical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (246 Kb)   docx (99.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com