TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Platão

Trabalho Escolar: Biografia De Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 7

Vida

Platão era filho de Aristão e Perictíone,tinha 3 irmãos. Platão nasceu em Atenas provavelmente em 427-428 ac. Desde a infância, ele já tinha forte ligação com a política, mas o encontro com Sócrates,no qual se tornou seu grande amigo, Platão passou a exercer a política de forma mais intensa.

Platão era um homem robusto e atlético, inteligente e modesto ele estudava gramática, musica e ginástica , lutou nos jogos Ístmicos ,e cursava filosofia antes de conhecer Sócrates.Platão foi convidado a participar da vida política mas recusou. o que mudou a vida de Platão foi a execução de Sócrates em 399 a c. Ele viu em Atenas a possibilidade e a necessidade de uma maior participação filosófica na vida política e tornou -se um crítico agudo.

Depois 399 AC Platão fez varias viagens para evitar possíveis perseguições que lhe poderiam sobrevir pelo fato de ter feito parte do círculo Socrático, ele viajou para Megara, Cirene Itália e para o Egito e desistiu da Ásia por causa das guerras .É posto em dúvida se Platão foi mesmo ao Egito ,há evidências que a estádia no Egito foi inventada para aproximar Platão à tradição e sabedoria egípcia.Platão por tentar influenciar o tirano Dionísio I sobre o ideal de um regime democrático ele foi vendido como escravo. Depois de sua primeira viagem a Sicilia por volta de 388 ac aos 40 anos , decepcionado com o luxo e os costumes da corte de DionisioI de Siracusa e de La expulso.Platão compra um ginásio perto de Colona , a nordeste de Atenas , ele amplia a propriedade e constrói alojamentos para estudantes. Durante duas décadas, Platão assumiu suas funções na academia e escreveu nesse período ,os diálogos chamados "da maturidade"começou também a redação da república.

Platão morreu aos 80 anos de idade em 348-347 AC ele permaneceu como um autor ativo ensinando e escrevendo na academia até o fim da vida.

Obras

Houve um período na Idade média em que quase todas as suas obras eram desconhecidas, mas, antes disso e depois da redescoberta de seus textos (Petrarca no século XIV tinha um manuscrito de Platão), ele foi lido e tomado como ponto de referência.

Tradição e autenticidade

Um total de 47 obras foram reconhecidas por terem sido escritas por Platão, somente uma, palestra sobre o bem, foi pós escrita por Aristóteles.Outras obras também foram distribuídas sob o nome de Platão, mas, não são genuínas.

O Corpus Platonicum é constituído de diálogos (incluindo CrÍtias de final inacabado), a Apologia de Sócrates, uma coleção de 13 cartas e uma coleção de definições, o Horoi.

Fora do corpus há uma coleção de Dieresis, mais duas cartas, 32 epigramas e um fragmento de poema (7 Hexâmetros) que co exceção de uma parte desses poemas, não são obras de Platão.

Forma literária

Com exceção de Epístolas e Apologia todas as outras obras não foram escritas em forma de poemas didáticos ou tratadas - como eram escritos a maioria dos escritos filosóficos, - mas em forma de diálogoa, a Apologia contém passagens ocasionais de diálogos, onde há um personagem principal, Sócrates e diferentes interlocutores em debates filosóficos separados por inserções e discursos indiretos, digressões ou passagens mitológicas. Além disso, outros alunos de Sócrates como Xenofonte, Ésquines, Antístenes, Euclides de Megara e Fédon de Elis têm obras escritas na forma de diálogo socrático.

1-Eutifron

1- Crátilo 1-pamênides 1-Alcebíades I 1-Teages 1-Eutidemo 1-Hípias menor 1- Clitofon 1-Minos

2-Apologia

2-Teeteto 2-Filebo 2- Alcebíades II 2-Cármides 2-Protágoras 2-Hípias maior 2-A República 2-Leis

3-Críton

3-Sofista 3-O Banquete 3-Hiparco 3-Laques 3-Górgias 3- íon 3-Timeu 3-Epínomis

4,fedon

4-Politíco 4- Fedro 4-Amantes rivais 4-Lísis 4-Mênon 4- Menexêno 4-Crítias 4-Epístolas

Platão foi certamente o representante desse gênero literário muito superior a todos os outros e, mesmo, o único representante, pois comenta neles se pode reconhecer a natureza autêntica do filosofar socrático que nos outros escritores degenerou em maneirismos; assim, o diálogo, em Platão é muito mais que um gênero literário, é sua forma de fazer filosofia. Nem todos os trabalhos no Corpus de Platão são diálogos. A Apologia parece ser o relatoria da defesa de Sócratese seu julgamento e Menêxeno é um pronunciamento para funeral. As treze cartas são ditas serem de Platão, mas a maioria são rejeitadas pelos pesquisadores modernos como sendo ilegítimas. A Sétima Carta ou Carta VII é uma das mais importantes cuja disputa permanece por dois motivos: (a) oferece detalhes biográficos de Platão e (b) coloca afirmações filosóficas sem paralelos em outros diálogos. Provavelmente a Sétima Carta é uma obra ilegítima e portanto não é uma fonte confiável para a biografia e filosofia de Platão.

Cronologia

A questão da cronologia ainda continua a gerar opiniões conflitantes. Análises estilométricas dos diálogos demonstram que eles podem ser agrupados em três categorias definidas como obras do período Inicial, Médio e Tardio, embora exista este consenso comum, não há nenhum consenso sobre a ordem que as obras devem figurar em seus respectivos grupos. Outro método usado para determinar a ordem cronológica dos diálogos se baseia na conexão entre os vários trabalhos. Os estudiosos têm usado a evidência de pontos de vista filosóficos similares nos diálogos para sugerir uma ordem cronológica interna. As referências textuais dentro dos diálogos também ajudam a construir uma cronologia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com