TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Richard Branson

Artigos Científicos: Biografia De Richard Branson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 5

Do internato para o espaço

Richard Charles Nicholas Branson nasceu em Surrey, Inglaterra, no dia 18 de Julho de 1950. Tendo sido expulso de praticamente todas as escolas que frequentava até os 13 anos de idade, Richard foi enviado à escola religiosa Stowe School, em Buckinghamshire. Aos 16 anos de idade, diagnosticado com dislexia, Richard abandonou a escola, decisão na qual foi muito apoiado por seus pais, o barista Edward James Branson e a aeromoça Eve Branson. Educado para ser independente e confiante, o garoto que tinha dificuldades na sala de aula mostraria um talento natural para os negócios, estes que refletiriam sua personalidade criativa e otimista.

Seu primeiro empreendimento foi uma revista chamada Student, a qual estruturou junto com seu amigo e vizinho Johnny. Os garotos tiveram muitas dificuldades para lançar a primeira edição da revista, em grande parte devido a falta de verba. Foi quando Branson teve a brilhante ideia de vender espaço publicitário na primeira edição da revista a preços estupidamente baixos, e com algumas promoções do tipo “pague-um-leve-dois”. Em poucos dias os dois arrecadaram mais de 8 mil libras, dinheiro que usaram para publicar e distribuir a primeira edição gratuitamente.

Por volta de 1969, agora engendrado no mundo da música e das drogas que permeava a juventude britânica da época, Richard decidiu que seria boa ideia iniciar um novo empreendimento: uma loja de discos que atendia através de entregas a domicílio, chamada Virgin. Inicialmente apenas uma fonte de renda extra para ajudar no seu trabalho com a revista, a Virgin caminhava lentamente, até que lhe rendeu fundos suficientes para abrir sua primeira loja física, com a qual a pequena empresa decolaria rapidamente.

Em 1973, no auge do rock’n’roll inglês, Branson abriu a Virgin Records, em um pequeno estúdio de gravação em Oxfordshire, Inglaterra. Munido de algum equipamente relativamente atualizado para a época, uma equipe motivada e despreocupada, a Virgin lançou seu primeiro artista, Mike Oldfled no meio do mesmo ano, que marcou o topo das paradas britânicas por 247 semanas, com o single “Tubular Bells”. Embarcando no momentum do sucesso de Oldfield, Richard assinou contrato com diversos músicos aspirantes nos anos seguintes, incluindo artistas como Sex Pistols, The Rolling Stones, The Culture Club e Genesis.

Com alguns anos de negócios bem sucedidos, Richard tomou o próximo passo na construção de seu império com o estabelecimento do Virgin Group, uma holding da qual é sócio majoritário e CEO, e que posteriormente se tornaria seu maior legado, lhe possibilitando expor sua personalidade para o mundo através do empreendorismo.

No início dos anos 80, a Virgin Music já havia se estabelecido com uma pesada influência na indústria da música, e suas lojas de discos e estúdios não encontravam descanso. Impulsionado por seu desejo de aventura, Branson decidiu expandir os negócios mais uma vez, em uma séria de investimentos de altíssimo calibre. Adentrou o setor de aviação com a aquisiçao do Voyager Group em 1980, e com a criação da Virgin Atlantic em 1984, mesmo ano em que lançou as Virgin Megastores.

Embora viesse vivenciando uma sucessão de sucessos praticamente incessável, desde a inauguração da Virgin em 1969, o ano 1992 marcaria a

vida de Richard para sempre. Abruptamente, a Virgin se encontrava em grandes dificuldades financeiras, fato que culminou em sua venda para a THORN EMI, por 1 bilhão de dólares. O magnata chorou pela venda como nuca havia chorado, mas estava determinado a continuar na indústria da música. Logo no ano seguinte inaugurou a Virgin Radio, e em 96 voltou a trabalhar com artistas com uma nova gravadora, agora chamada V2. No ano de 2009, o Virgin Group firmou um contrato com Ross Brawn, dono da equipe de Fórmula 1 Brawn GP, tornando-se seu principal patrocinador. Esta parceria provou ser mais uma das favoritas de Branson; apesar de nào ter ido além do primeiro ano, devido à divergências entre ele e Brown, no ano seguinte Richard inagurou sua própria escuderia, a Virgin Racing.Ainda sem vitórias, mas apresentando um crescente desempenho, a virgin racing continua ativa no circuito mundial, e conta com os pilotos Timo Glock e Jérôme d'Ambrosio.

Atualmente, o Virgin Group detém mais de 400 empresas espalhadas por mais de 30 países, e conta com mais de 70.000 funcionários. Seus empreendimento abrangem áreas como turismo, telefonia móvel, transporte, entretenimento de luxo, comunicação, combustíveis e sustentabilidade. Sua mais nova “brincadeira” é chamada de Virgin Galactic, uma parceria com a empresa Scaled Composites que pretende viabilizar o turismo espacial, com passagens custando aproximadamente 200 mil dólares, das quais 500 foram vendidas entre janeiro e abril de 2013.

Casado pela segunda vez e pai de dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com