TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Napoleão Bonaparte

Por:   •  4/6/2018  •  Resenha  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Biografia de Napoleão Bonaparte

        Napoleão Bonaparte foi a grande figura por trás do código de 1804, que foi outorgado por ele e entrou em vigor enquanto imperador da França. Seu império se expandiu por boa parte da Europa, conquistando territórios através de guerras, e durou aproximadamente 10 anos.

O líder político francês nasceu em 15 de agosto de 1769 na ilha de Córsega, que curiosamente possuía cultura italiana. No entanto, um ano antes do nascimento de Napoleão, ela foi conquistada pela França como parte de um tratado. Napoleão pertencia a uma família nobre italiana, era filho de Carlo Maria Bonaparte e de Maria Letícia Ramolino.

Aos 10 anos de idade, Napoleão foi para Brienne, na França, estudar em um colégio militar. Posteriormente mudou para a Escola Real Militar de Paris. Sua formação em colégios militares contribuiu para seu ingresso na carreira militar, e em 1785 se tornou segundo tenente do regimento de artilharia. Nos anos seguintes, e durante o início da Revolução Francesa, Bonaparte fez parte de diversas missões militares por todo o território francês e foi aos poucos sendo promovido. Seu apoio aos revolucionários jacobinos lhe rendeu a posição de comandante da artilharia das forças republicanas durante o cerco a Toulon.

Um movimento contrarrevolucionário se iniciou em Toulon e ameaçava a república. Napoleão planejou um ataque que foi muito bem sucedido, devolvendo o controle da região à república. Sua boa atuação lhe deu o cargo de general de brigada.

Com o golpe de 9 de Termidor, Napoleão, por sua proximidade com Robespierre e os jacobinos, fora acusado de conspiração e traição. No entanto, pouco tempo depois foi liberto e convidado a participar da guerra contra a Áustria e contra os realistas.

Lhe foi dado o comando da defesa da Convenção Nacional no Palácio das Tulherias, contra os realistas, e com um uso inteligente dos canhões e artilharia, venceu a batalha. Sua fama com essa vitória em pouco tempo lhe rendeu o cargo de comandante do Exército Francês na Itália, derrotando a Áustria. Participou também de outras campanhas, em lugares como o Egito, com o objetivo de dificultar o acesso britânico à Índia.

Durante esse tempo, Bonaparte conheceu Joséphine de Beauharnais, com quem se casou em 1796.

O grande sucesso militar de Napoleão e sua popularidade, que crescia com a criação de um jornal que divulgava sua imagem patriótica de vitórias e igualdade, aumentaram sua influência política. Sabendo disso, se aproveitando da insatisfação e instabilidade política da França, com os conflitos entre burguesia, monarquistas e jacobinos radicais, e planejou um golpe de Estado.

Bonaparte reuniu alguns aliados políticos e militares e, com o uso do exército, fechou o Diretório que governava a nação e estabeleceu um consulado que o nomeou como Primeiro Cônsul. Esse golpe ficou conhecido como o 18 de Brumário.

Por meio de uma polícia repressiva e de censura, Napoleão extinguiu a oposição e, para acobertar a agressão, criou órgãos, controlados por ele, de caráter republicano e democrático, como tribunal e senado. Ele também criou o Banco da França, fortaleceu a economia interna, ao aumentar imposto sobre produto importado, fortaleceu o exército, fez acordos com a igreja católica e outorgou o Código Civil, que alterava as leis defendendo interesses burgueses de propriedade e individualidade. A estabilidade que ele trouxe e a exclusão popular agradaram à alta burguesia.

Em pouco tempo a aprovação do seu governo permitiu que, em plebiscito, ele fosse estabelecido como um novo monarca. Em 2 de dezembro de 1804, durante a cerimônia, Bonaparte tomou a coroa das mãos do Papa Pio VII, que iria coroá-lo, e corou a si mesmo, num ato de declaração de superioridade. Como novo imperador da França, mudou seu título para Napoleão I e estabeleceu sua própria corte, dando a parentes, burgueses e militares títulos de nobreza.

Napoleão adotou em seu império uma política de expansão territorial. O exército foi fortalecido e organizado, foram criadas divisões que facilitavam a locomoção e abastecimento do exército, sempre acompanhados de artilharia. Foram conquistados vários territórios, alguns através da guerra, outros por alianças, acordos e tratados. De forma que o império francês chegou a possuir a maior parte da Europa, como a Itália, a Holanda, a Espanha, a Polônia e parte do que viria a ser a Alemanha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com