TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bmw Vermelho

Ensaios: Bmw Vermelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 10

DENSEVOLVIMENTO

1.1 O FILME

O curta retrata a história de uma família de classe baixa que ganha um prêmio de grande valor e não conseguem lidar com ele por estar totalmente fora de suas realidades. Isto acontece após o recebimento de um telegrama, mesmo sem dar importância àquele simples pedaço de papel, acabam descobrindo que ganharam um carro importado num concurso: um BMW vermelho, zero quilômetro e que não pode ser vendido por dois anos. O pior de tudo é que ninguém sabe dirigir e muito menos tem dinheiro para manter o veículo. A vida da família que já era difícil fica ainda mais complicada. O tempo passa e o automóvel acaba tendo usos extraordinários.

A chegada da BMW causa uma sensação de prazer em toda a vizinhança, formando fila entre as pessoas que ansiosamente disputam alguns minutos para ficar dentro dele. A humilde família premiada não fica tão surpresa o quanto esperado, pois eles nem sequer sabiam a importância do tal BMW. Odilon observando todos ao seu redor na maior felicidade, sem se contagiar com toda a situação, acaba sendo forçado a se mostrar feliz.

O tempo passou e com ele o carro continuava sem serventia nenhuma, até que uma forte chuva viesse a decidir o futuro do automóvel junto à família. Com as despesas apertando seu bolso, Odilon que é pai de três filhos, resolve vender sua própria moradia e passa a morar dentro do carro.

O filme se passa numa favela em São Paulo, um lugar muito pobre onde as condições de vida não são boas e a desigualdade é claramente notada. O simples fato do carro está estacionado na comunidade causa ibope em todos que vivem lá e isso é possível de se notar nas cenas, observa-se também o grau de conhecimento dos moradores que é muitíssimo baixo, pois Odilon não fazia idéia do que era um BMW, por isso não fez muita questão quando o ganhou.

O filme tem 22 minutos e foi feito no ano de 2001, em São Paulo, pelos diretores Reinaldo Pinheiro e Edu Ramos. O elenco conta com a participação de atores famosos, como os principais: Denise Weinberg e Otávio Augusto, que interpreta a família premiada.

Valem a pena dedicar 20 minutinhos para assistir ao curta brasileiro BMW Vermelho que narra os impactos causados pela recém - chegada de um BMW Vermelho “novinho em folha” em uma comunidade pobre.

Ao mesmo tempo cômico e trágico, o curta retrata bem a realidade de pessoas de classe baixa quando ganham prêmios fora de sua realidade, como um carro que é mostrado no filme.

1.2 ANÁLISE

As políticas sociais fazem parte de um conjunto de iniciativas públicas, com o objetivo de realizar, fora da esfera privada, o acesso a bens, serviços e renda. Seus objetivos são amplos e complexos, podendo organizar-se não apenas para a cobertura de riscos sociais, mas também para a equalização de oportunidades, o enfrentamento das situações de destituição e pobreza, o combate às desigualdades sociais e a melhoria das condições sociais da população. As formas de governo e de organização do Estado expressam nas suas políticas sociais, o reconhecimento de direitos, da cidadania e da justiça . Sem justiça e sem direitos, a política social não passa de ação técnica, de medida burocrática, de mobilização controlada ou de controle da política quando consegue traduzir-se nisto, pois na realidade, não existe direito sem sua realização. Do contrário, os direitos e a política social continuarão presa da letra da lei irrealizada.

1.3 AS PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO ESTADO NAS POLÍTICAS SOCIAIS.

Estudar a Assistência Social na realidade brasileira, a partir desta referência, supõe desvelar suas particulares relações com o campo da provisão social estatal, inscrevendo-a no contexto mais amplo do desenvolvimento da Política Social no Estado brasileiro, em seu movimento histórico e político. A abordagem histórica é reveladora da interação de um conjunto muito rico de determinações econômicas, políticas e culturais. Nesta abordagem, não podemos deixar de observar em primeiro lugar, que o Estado brasileiro, como outros na América Latina, se construíram como um importante aliado da burguesia, atendendo à lógica de expansão do capitalismo e nesse sentido, as emergentes Políticas Sociais no país, devem ser apreendidas no movimento geral e nas configurações particulares desse Estado. Nesta perspectiva, o que pode ser constatado é que a Política Social estatal surge a partir de relações sociais, que peculiarizaram a sociedade brasileira nos anos 30 do século passado, representando uma estratégia de gestão social da força de trabalho.

Nas décadas seguintes, as intervenções do Estado mantiveram essa característica, modificando-se casuisticamente, em face da correlação das forças sociais, em diferentes conjunturas. Em seu percurso histórico a Política Social brasileira vai encontrar na Constituição de 1988 uma inovação: a definição de um sistema Seguridade Social para o país, colocando-se como desafio a construção de uma Seguridade Social universal, solidária, democrática e sob a primazia da responsabilidade do Estado.

A Seguridade Social brasileira por definição constitucional é integrada pelas políticas de Saúde, Previdência Social e Assistência Social e supõe que os cidadãos tenham acesso a um conjunto de certezas a seguranças que cubram, reduzam ou previnam situações de risco e de vulnerabilidades sociais. Para a Assistência Social, com esta inclusão no âmbito da Seguridade Social tem início a construção de um tempo novo. Como política social pública, começa seu percurso para o campo dos direitos, da universalização dos acessos e da responsabilidade estatal. No campo de participação no processo de decisão, o Estado ganhou em transparência quando suas decisões e orientações foram discutidas e seus procedimentos foram e ações acompanhados. A sociedade também avançou no exercício do acompanhamento e controle das políticas públicas e na prática de proposição, ao mesmo tempo em que consolida a capacidade dos conselhos de exercerem efetivamente suas atribuições de negociação, conservação e consenso.

Cabe lembrar que a Assistência Social, como política de Proteção Social, inserida na Seguridade Social, vem avançando muitíssimo no país, ao longo dos últimos anos, nos quais foram e vêm sendo construídos mecanismos viabiliza dores da construção de direitos sociais da população usuária dessa Política, conjunto em que se destacam a Política Nacional de Assistência Social e - PNAS e o Sistema Único de Assistência Social- SUAS. O Estado interventor propunha-se reduzir a irracionalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com