TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Colonial

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Ana Cláudia de Mello RA: 8930100972

Brenda Carolina Vieira RA: 9678467200

Margarete Martins Guarnieri RA: 9678465686

Rosely de Lima Santos RA:9678465702

Tainara Bernardes dos Santos RA: 9384317398

DESAFIO PROFISSIONAL HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL, DIREITOS HUMANOS E HISTÓRIA ANTIGA.

Sete Quedas – MS

2015[pic 2][pic 3]

[pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Ana Cláudia de Mello RA: 8930100972

Brenda Carolina Vieira RA: 9678467200

Margarete Martins Guarnieri RA: 9678465686

Rosely de Lima Santos RA:9678465702

Tainara Bernardes dos Santos RA: 9384317398

DESAFIO PROFISSIONAL HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL, DIREITOS HUMANOS E HISTÓRIA ANTIGA.

Desafio Profissional, entregue como requisito para conclusão das disciplinas “História da América Colonial, Direitos Humanos e História Antiga” sob orientação do professor-tutor Antonio Carlos da Silva.

Sete Quedas – MS

2015[pic 5]

SUMÁRIO

1 - Introdução...............................................................................................................4

2 - História da América Colonial, Direitos Humanos e História Antiga.........................5

3 - Passo 01: Preparação para a Entrevista................................................................5

4 - Passo 02: Conhecendo o Tema..............................................................................7

5 - Passo 03: Entrevista...............................................................................................7

5 - Passo 04: Elaboração e Resposta da Etapa 3......................................................11

7 - Considerações Finais............................................................................................12

8 - Referências...........................................................................................................13

















INTRODUÇÃO

Este desafio profissional disciplinas norteadoras: História da América Colonial, Direitos Humanos E História Antiga, sob orientação dos professores interativos e professor local.

É uma exigência do processo avaliativo do Curso de História e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores.

DESAFIO PROFISSIONAL HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL, DIREITOS HUMANOS E HISTÓRIA ANTIGA.

PASSO 01.

PREPARAÇÃO PARA A ENTREVISTA.

Como esse desafio profissional busca trabalhar os aspectos de uma função cada vez mais demandada ao profissional da área de história, que é a entrevista a órgãos de imprensa, é importante que vocês se preparem para desempenhar bem essa função pois, mesmo que uma entrevista não seja um emprego, e nem mesmo seja remunerado, ela pode significar grandes saltos em suas carreiras profissionais, pois dá visibilidade aos seus trabalhos, tornando-os assim profissionais com maiores vantagens no mercado de trabalho.

No entanto, para que uma entrevista se transforme em ganhos para a carreira, e mais que isso, ajude também a dar mais visibilidade à função social do historiador ou professor de história, é recomendado que vocês tomem alguns cuidados, de maneira a potencializar o alcance de suas palavras.

Apesar de não haver regras de como um entrevistado deve se portar em uma entrevista, e isso nem deve acontecer, pois sua função é transmitir seus conhecimentos ideias e opiniões de uma maneira natural, a jornalista Regina Martins, da Anhanguera Educacional, com vasta experiência em entrevistas desse gênero, passou algumas dicas para que a entrevista se torne mais agradável ao leitor, ouvinte ou telespectador:

Dica 1: A primeira dica que Regina Martins nos traz diz respeito ao conhecimento do assunto central da entrevista, bem como da dinâmica da mesma, como por exemplo, se será para rádio, imprensa escrita ou televisão, o tempo que terá para responder as perguntas, se o material será gravado e editado ou ao viva. Conhecer esses detalhes muito é importante, afinal, dar uma entrevista ao vivo é muito diferente de dar uma entrevista para um jornal impresso, o que exige estratégias distintas para sua preparação. Portanto, conhecer previamente os diversos componentes da entrevista ajudará a torná-la mais agradável.

Dica 2: Segundo Regina Martins, conhecer o público a quem se destina a entrevista é fundamental para seu bom andamento, pois para cada público, há uma linguagem e formas de abordagens do assunto especificas a serem exploradas. Como a própria jornalista nos falou: "Em seguida, saiba para quem você irá falar. Se for para o público leigo/geral, procure sempre falar de forma bastante clara para que todos possam entender 0 que está sendo dito. Mas se for para público especifico, por exemplo: um médico poderá usar termos técnicos para falar com outros médicos e áreas afins porque é bem provável que eles entendam. Mas independente do público, é preciso tomar cuidado quando for usar palavras cultas, de difícil compreensão ou não tão usadas no dia a dia, porque você corre o risco de não ser compreendido. Para não correr riscos, fale de forma que todos possam entender".

Portanto, conheçam bem o seu público, de maneira a adequar a linguagem e facilitar a aproximação com esse público, maximizando os efeitos do trabalho de vocês. Caso o publico seja difícil de ter um perfil estabelecido, a dica é a utilização de uma linguagem formal, mas clara e de fácil compreensão.

Dica 3: Ainda segundo Regina Martins, há algumas outras dicas que poderão valorizar suas entrevistas e assim contribuir para a valorização de suas próprias imagens profissionais. Ela diz, por exemplo, que tanto homens quanto mulheres devem evitar o uso de roupas “xadrez” ou listrado, ou ainda muito chamativo, pois isso pode causar desconforto visual ao telespectador, quando a entrevista for para a televisão. Evitar gestualizar de maneira excessiva, e também evitar manter uma feição muito seria ajudam a compor uma boa entrevista. O uso de roupas adequadas e bem alinhadas, e o bom-senso na hora de se maquiar, por exemplo, são outros fatores que também contribuem para uma boa entrevista para a televisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (92 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com