TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasis: Povo sem história

Por:   •  21/6/2017  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

O Texto mostra como se deu os primeiros contatos entre os brasis e os lusitanos, em 23 de Abril de 1500. Os primeiros contatos entre nativos e navegadores fora de forma cordial e tranquila, onde Tupinambás e portugueses trocaram gestos presentes. Os europeus registraram a elegância e a beleza físicas dos ameríndios. É curiosos a fato do texto não dispor das impressões causadas dos europeus aos autóctones.

Devido o imenso litoral portugueses e franceses tiveram grande facilidades em contatar populações americanas. Ao contrario do que ocorreu na África, a costa brasileira ofereceu melhores condições para a ocupação humana do que nos sertões.

Essas comunidades tupi-guarani praticavam uma horticultura tropical e subtropical de subsistência baseada no milho, batata-doce, vagens e, principalmente, mandioca. Expandindo-se com rapidez ocupando  as várzeas e os vales arborizados dos grandes rios.

Os brasis de forma amistosa introduziram os colonos no conhecimento das coisas do Novo Mundo. Ensinaram- nos a caçar e a pescar nessas regiões, a plantar, a conhecer as plantas e os animais da terra. Enfim, ensinaram-nos a viver em um meio geoecológico desconhecido e ainda fizeram mais, defenderam-nos dos autóctones hortis e receberam-nos em suas moradias coletivas, entregando-lhes temporariamente ou permanentemente suas irmãs e filhas.

Texto relata a equivocada descoberta da América por Cristóvão Colombo que achando que estava a caminho das Índias acaba por descobrir um mundo novo. Colombo negou as teorias de grandes estudiosos da antiguidade: Pitágoras, Sócrates, Plantão, Aristóteles, etc  que haviam desvelado o caráter esférico da terra.

O texto relata que já em 1450 os europeus queriam avistar ilhas no Atlântico Ocidental, há igualmente fortes indícios de viagens de exploradores e fulgazes descobertas portuguesas nestas regiões, onde a existência de ilhas e de um ou mais continentes do Atlântico já era aceita pelo melhores cosmógrafos.

O texto também relata que a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) afastou a França e Inglaterra das primeiras grandes conquistas, onde o mesmo ocorreu com a Espanha.

Por fim o texto mostra que Colombo descobriu um continente, exatamente onde acreditava ser as Índias. Américo Vespúcio foi o primeiro navegador a revelar ao grande público europeu o verdadeiro sentido do achado colombiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com