TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO A ÁFRICA, DESVENDANDO A IMAGEM DE MISÉRIA REPRODUZIDA ATRAVÉS DOS TEMPOS

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.344 Palavras (14 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

ARIELE DA SILVA CRUZ

CONHECENDO A ÁFRICA, DESVENDANDO A IMAGEM DE MISÉRIA REPRODUZIDA ATRAVÉS DOS TEMPOS

[pic 3]

Jacobina

2017

ARIELE DA SILVA CRUZ

CONHECENDO A ÁFRICA, DESVENDANDO A IMAGEM DE MISÉRIA REPRODUZIDA ATRAVÉS DOS TEMPOS

Trabalho apresentado ao Curso história  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Projeto de ensino, para obtenção de nota de conclusão de curso.

Prof. Aline Vanessa Locastre

Jacobina

2017

INTRODUÇÃO

O projeto conhecendo a África, desvendando a imagem de miséria reproduzida através dos tempos vai mostrar a história da África para desconstruir, desmitificar a imagem que temos de um continente envolto em guerra, fome, pobreza, doenças, e miséria. A proposta deste projeto é ressaltar o continente africano como o continente berço da humanidade, já que foi lá que surgiu o australopitecos que era um primata, e que posteriormente formaria um novo seguimento da humanidade que era o homo, um gênero do qual fazemos parte, ou seja, foi lá que surgiu os primeiros seres humanos. Além de dar ênfase sobre as riquezas, culturais, históricas, e religiosas que o referido continente possui e possuiu ao longo dos tempos, que foi disseminado por onde passaram os africanos.  

O citado projeto visa a realização de estudos com novas abordagens mostrando que a África possui grande riqueza histórica, cultural e religiosa. Levando educandos a compreender que esse continente contribuiu de maneira significativa na formação da sociedade brasileira, africanos influenciaram na cultura, culinária e religião do povo brasileiro.

O referido projeto será desenvolvido na 6° Serie do ensino fundamental II, utilizando documentários, textos, vídeos, imagens, onde retratará os aspectos sociais, políticos culturais e religioso da África de maneira dinâmica. Descontruindo a imagem da África transmitida pelos meios de comunicação de um continente mergulhado em miséria e barbárie, focando no continente Africano nos seus aspectos positivos.

Este projeto de ensino será desenvolvido em etapas das quais, a primeira será feito um levantamento de conhecimentos prévios abordando o tema a ser trabalhado. Na segunda etapa será mostrado a realidade do continente africano baseado em fontes didáticas para que educandos aprimorem seus conhecimentos, confrontando com o que eles conheciam. No sentido de acabar com os estereótipos que ao longo da história foram difundidos em relação ao continente africano.

JUSTIFICATIVA

No dia 09 de janeiro de 2003 foi aprovada a lei de n°10.639 que tornou obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira na educação básica, desta forma o projeto conhecendo a África, desvendando a imagem de miséria reproduzida através dos tempos, é de grande relevância para que educandos conheçam a real historia do continente africano, além do que a mídia difunde.

Buscando modificar o pensamento imperialista europeu, que auto intitula os negros (africanos) inferiores e brancos superiores, que os negros deveriam ser apenas escravos, que foram feitos pra servir. E por esses motivos eles eram vistos como primatas, como pessoas que não tinham perspectivas de futuro. E o referido projeto foi feito com o intuito de mudar esse pensamento, e mostrar aos alunos que a África é um continente diversificado, “recheado” de paisagens, povos, línguas e cultura.  E ressaltar que os africanos são serem humanos que tem capacidade de pensar como qualquer outro, independente da sua raça ou cor. Destacaremos também a importância dos grandes impérios e reinos africanos que eram bastante desenvolvidos e muitos eram estados centralizados, que tinham sociedades múltiplas, escolas de nível excelente, comercio prospero e uma agricultura a base de irrigação.

Além do mais o projeto vai ressalta a importância, a influência da África para a cultura brasileira, pois os mesmos nos trouxeram vários costumes e tradições como: capoeira que foi criada depois da chegada dos africanos ao Brasil na época da escravização era uma forma de luta defensiva e de resistência ao regime escravista, já que os mesmo não tinham acesso a armas de fogo; trouxeram inovações culinárias como azeite de dendê, leite de coco, óleo de palmeira e etc; praticas religiosas e danças.

 Essas “heranças” deixadas pelos africanos são utilizadas nos dias atuais, e é de grande importância para o Brasil, pois as mesmas acrescentam a nossas cultura tornando-a diversificada.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O continente africano é o segundo continente mais populoso, e  o terceiro mais extenso do mundo, com uma extensão  de 30.249.096 quilômetros quadrados. Ele é o único continente que esta localizado em todos os hemisférios (norte, sul, leste e oeste) existentes na terra, e é composto por 54 países com grande diversidade étnica, cultural, social e política. A África foi marcada por diversas sociedades com grande importância, sendo a civilização egípcia a que mais obteve destaque além das civilizações de: Meroé, Suaíli, Zimbábue, Gana, Mali, Congo, Angola e Reino Zulu.

Os primeiros seres humanos surgiram na África, eles eram caçadores e coletores, ou seja, colhiam tudo que a natureza lhe oferecia, mas com o passar do tempo eles desenvolveram novas habilidades como: a descoberta e o domínio do fogo; a pecuária que era uma forma de domesticar os animais, a agricultura que é a produção do próprio alimento e a metalúrgica, que se deu a partir da descoberta de metais como o cobre, bronze e ferro, e posteriormente a construção de instrumentos com esses materiais. Diante disso percebe-se que os primeiros seres humanos (africanos) tinham capacidade de pensar e de criar um novo modo de vida para se adaptar em todos os ambientes. Com tudo percebemos que os africanos eram e são capazes de “descobrir, analisar, raciocinar, inventar, moldar, se adaptar, cruzar, unir, dominar, formar, acumular experiência, transmitir seus saberes a todos os seres humanos” (MACEDO, 2015, p.17)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com