TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GINCANA: AVALIADA ATRAVÉS DO TEMPO

Por:   •  19/10/2019  •  Artigo  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

GINCANA: AVALIADA ATRAVÉS DO TEMPO

A gincana é uma atividade lúdica que estimula o saber fazer do aluno. É uma atividade organizada pelos os professores de educação física, todas as atividades foram pensadas de maneira a integrar a matéria, incluindo também questões lúdicas procurando despertar o interesse dos alunos e incentivá-los a desenvolver seu próprio conhecimento. A discussão dos resultados mostra que é possível agregar conhecimentos interdisciplinares em atividades recreativas no cotidiano dos alunos.

Promover o conhecimento e socialização de saberes apartir da revisão dos conteúdos estudados de forma lúdica contempladas a integração da comunidade escolar. Que visam a melhoria e o comportamentos de todos com relação à diversidade.

Igualmente, tais atividades serão relevantes para que haja troca de experiências e socialização entre alunos, professores e demais colaboradores da escola, promovendo assim um ambiente de respeito, interação, integração e aprendizagem.

A gincana tem o objetivo de trabalhar a coordenação motora, psicomotricidade, transferência de postura do aluno, posicionamento corporal dos alunos durante a atividade, locomoção durante o trajeto, lateralidade e contribuição da atividade proposta para o desenvolvimento do aluno, também contribui de maneira positiva para o desenvolvimento físico, acadêmico, emocional e social do aluno.

OBJETIVO

O objetivo da Gincana é promover o conhecimento, a socialização, o companheirismo e oferecer desafios diferentes no evento de animação com variadas provas. Onde envolve habilidades, criatividades, raciocínio, agilidade e conhecimento, como aprender a conviver, aprender a fazer, integrar com os alunos, professores, equipe pedagógica .

Este estudo tem o intuito de aumentar o trabalho em equipe na escola entre os professores e alunos durante todas as modalidades, entretanto cada brincadeira terá suas regras e materiais.

MATERIAIS E MÉTODOS

Primeiramente foi criada a Gincana pela faculdade e pela equipe da IESEM- Educação física, onde contamos com a participação dos alunos, com o total de 200 alunos.

Para a criação da provas da gincana foram utilizados os seguintes materiais, a utilização deste varia de acordo com o tipo de prova que foi desenvolvida:

Corda: a turma escolherá um representante para cumprir a prova no tempo determinado;

Cones: quem conseguirá trazer todos os cones em menos tempo, um aluno de cada turma;

Cone chinês: zig-zag memória, um aluno de cada turma;

Corrida de três pés: dois alunos de cada turma; os alunos terão as suas pernas amarradas onde correrão um percurso determinado;

Cabo de guerra: cinco alunos de cada turma; onde terão que puxar a corda da outra equipe ate que todos ultrapassem a linha;

Bambolê: dois alunos de cada turma; um lançará o bambolê no seu colega de equipe;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com