TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LATIM ATRAVÉS DO TEMPO

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.197 Palavras (13 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE

CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO – CAC

PORTUGUÊS VI – HISTÓRIA DA LÍNGUA

DOCENTE: MARLOS PESSOA

Discentes:

Maviaelson Domingues

Mayra Borges

Palloma Falcão

Yalle Moura

LATIM ATRAVÉS DO TEMPO

RECIFE

2017

RESUMO

O atual ensaio pretende expor os aspectos da língua latina no decorrer do tempo atentando para as modalidades escrita e falada. Sob uma perspectiva sociolinguística trataremos das variedades do latim, buscando contemplar os fatos ocorridos no processo de formação, disseminação e evolução dessa língua até os acontecimentos que precederam a formação das línguas latinas. Tendo como finalidade, não só realizar um estudo sobre o tema, mas responder a questões como: para que estudar latim? Qual a importância dessa língua?

  1. Introdução

Possivelmente muitos perguntarão para que serve estudar Latim. O saber Latim ajuda na compreensão de muitos termos presentes em textos do direito, científicos, filosóficos e teológicos, por exemplo, mas somente estes fatos não são necessários para responder tal questionamento.

Várias línguas têm sua origem no Latim. Significa dizer que conhecer um pouco mais sobre o Latim consiste num passo importante para a compreensão não só do português, mas também de outros idiomas, como o italiano e o espanhol, por exemplo.

Por outro lado, entender a história do latim e o que essa língua significa é conhecer também a história de vários povos e perceber como sua evolução através do tempo resultou no mundo como o conhecemos hoje.

Tendo em vista os fatos apresentados o presente trabalho se propõe a através das relações existentes entre língua e sociedade elucidar os caminhos percorridos pelo latim num estudo diacrônico. De início traremos o contexto geral da formação do latim e em seguida um pouco da sua história e relação com a sociedade. Abordaremos a linha do tempo desde o latim antigo até o latim moderno.

  1. Latim e as línguas indo-europeias  

O latim é uma língua pertencente ao grupo itálico da grande família das línguas indo-europeias, entre as quais podemos destacar o grego, o sânscrito e o hitita.

No fim do século XVIII, linguistas notaram que algumas línguas originadas da Europa e da Ásia, como exemplo o latim, o grego e o sânscrito, tinham marcas que indicavam a presença de uma mesma origem, portanto, fazendo parte da mesma família linguística. Supõe-se que o indo-europeu foi falado por um povo que se dispersou, por razões até hoje desconhecidas, há alguns milênios antes de Cristo, espalhando-se pela Europa e pela Ásia (CARDOSO, 2005: p.6).

Por esses motivos, entende-se a língua indo-europeia como proto-língua, ou seja, um ancestral comum de uma família linguística, porém dela não há relatos escritos, uma vez que era usada na comunicação antes de ser desenvolvida a escrita.

O latim era a língua falada na região do Lácio, na Itália, onde posteriormente foi fundada a cidade de Roma. Por volta do segundo milênio a.C, o centro da península itálica foi ocupado pelos povos da Europa central, os italiotas (sabinos, latinos e volscos), etruscos (provavelmente originados da Ásia), se mantiveram ao norte, depois migraram para o sul, dominando os italiotas. Dessa forma, Roma foi fundada e deu-se início ao período monárquico na região.

Antes dos romanos, os etruscos eram tidos como povos de civilização avançada na região da península Itálica. Com base nesse fato, estudiosos afirmam que o latim teria sofrido influência dos etruscos e também do grego.

Ao passo que os romanos se livravam do poder dos etruscos e dos gregos que dominavam a região, foram se fortalecendo e conquistando territórios. Daí então percebemos a grande disseminação do idioma latino, que vinha a ser peça essencial da cultura e da identidade ocidental, e que passou muito tempo sendo considerada a única língua culta do continente europeu.

  1. Historiografia

O latim não era a única língua da península Ibérica: osco, umbro, etrusco e grego também eram falados por lá. Porém, o latim sobressaiu-se, principalmente por causa das conquistas romanas sobre outros povos. O idioma latino já existia desde a pré-história, mas foi a partir do séc. III a. C. que apresentou forma literária, desenvolvendo paulatinamente gramática com normas claras, consolidando-se por volta do séc. I a. C., o qual é considerado o período clássico.

Existiam três variações de latim coexistindo: o Popular – utilizado pelas classes mais baixas da sociedade romana (e também pelos soldados) e o que mais influenciou e foi influenciado por outras línguas, não se prendia às regras gramaticais; o Clássico – usado pelas classes ricas e letradas, era a norma e por isso ficou fixo e não vingou no decorrer do tempo; e o Eclesiástico – predominante na época da expansão cristã no império romano, usado pelo clero e foi o que predominou no ensino no período da Era Medieval até inclusive o ensino de latim nas escolas brasileiras na 1ª metade do séc. XX. Outro fato sobre o latim é que não podemos atribuir-lhe ‘dialetos’ pois estes já se transformaram em línguas autônomas, chamadas ‘neolatinas’ (como por exemplo o francês e o próprio português).

Após conquistarem todo o mundo antigo, os romanos impuseram sua língua (o latim) aos povos subjugados. Eles sabiam da importância que a língua tinha na conquista e dominação de outros povos, tanto que, segundo DUARTE (2003: p.18) diziam os romanos: "Ubicumque lingua romana, ibi Roma", o que podemos traduzir como: "onde quer que esteja a língua romana ali estará Roma.

Com o esfacelamento do Império Romano (476 d.C.) temos o fim da História Romana e por volta de um século depois, finda a História da Literatura Romana, mas a língua latina continua por quase mil anos após, a ser em toda a Idade Média a língua da civilização Ocidental, sendo a “ferramenta” de todas as obras-primas das literaturas modernas, tanto europeias como americanas. (COMBA, 1991: p.23)


Podemos verificar que o latim teve um forte caráter de unificação do império Romano. Pode-se perceber claramente que os romanos se utilizaram do latim não somente como sua língua materna, mas também como um poderoso instrumento de conquista e expansão de seu território e sua cultura. Nota-se que a língua latina foi modificada, adaptada e transformada pelos povos que a receberam, tendo uma característica bem moderna já naquele tempo que costumamos chamar de “Antiguidade”: era uma língua de globalização. Como o inglês, atualmente, o latim serviu principalmente para o entendimento entre diferentes povos e virou um tipo de língua padrão mundial (do mundo conhecido até então, claro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (388.7 Kb)   docx (922.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com