TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitulo XI As Revoluções Nos Estados Unidos E França No século XVIII

Casos: Capitulo XI As Revoluções Nos Estados Unidos E França No século XVIII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 6

As revoluções nos Estados Unidos e França no século XVIII

A formação do estado americano pode ser vista como diferente pelo modo de colonização, já que a Inglaterra tinha uma colonização de povoamento diferente dos outros estados europeus que faziam colônias de exploração.

Mas toda colônia existia para dar lucro a metrópole, geralmente a colônia produzia mercadorias que não existiam na metrópole, no caso dos Estados unidos, a produção era divida por clima no norte era frio muito parecido com o clima europeu então não possibilitava a produção de produtos diferentes, já no sul era quente que era ideal para essa produção.

Nas colônias do norte a maioria da mão de obra era livre, e somente a produção de madeira, apetrechos de pesca e navais atraiam a atenção da Inglaterra.

As colônias do sul, eram baseadas no sistema chamado palntation isso significa que eram colônias com latifúndios, com monoculturas, exportadoras e escravocratas.

O motivo de se manter as colônias do norte era por ela ser uma válvula de escape política, pessoas que estavam descontentes com a metrópole, encontravam nas colônias, ou “Nova Inglaterra” como a chamavam, a liberdade que queriam, isso já mostrava uma certa tendência a independência.

A partir do século XVIII o comercio da colônia começou a competir com o da Inglaterra, então a metrópole para por a colônia no seu lugar fez com ela ajudasse a pagar as despesas da guerra dos 7 anos que a Inglaterra tinha obtido vitória sobre a França, e alem disso aumentou as taxas sobre o açúcar e a taxa do selo, isso revoltou os colonos, que em 1765 se reuniram em Nova Iorque (congresso da lei do selo), fizeram pressão no parlamento, a lei do selo foi revogado e a taxa sobre o açúcar reduzida.

Houveram outras tentativas da metrópole, As leis intoleráveis, como o monopólio do cha em 1773, ou proibição de avanço para o oeste do pais após a guerra dos sete anos.

Essas decisões causaram revolta nos colono. Como a Inglaterra que prega a liberdade para o mundo, dizendo que nem o rei esta acima da lei, fica impondo decisões a sua colônia? Os ingleses que viviam na America começaram a se perguntar porque deviam contribuir com uma nação que eles não podiam ajudar nas decisões, apenas aceitar a opressão da metrópole. O verdadeiro motivo para os colonos pegarem em armas não foram as taxas ou sansões, mas a certeza e o desejo que eles mesmos podiam se governar e que eram livres para tomar todas as suas decisões.

A resposta mais contundente as leis intoleráveis foi a reunião do primeiro congresso continental da Filadélfia, formado por colonos, que aconteceu em 1774, que na seu inicio não tinha caráter separatista, apenas queria o fim das leis intoleráveis e a igualdade de direitos de Ingleses e americanos. Mas houveram conflitos que causaram a morte de alguns colonos, que se militarizaram e no segundo congresso a idéia de independência já estava totalmente formada.

A Virginia tomou a frente e se declarou independente escrevendo a “declaração dos direitos do bom povo da Virginia”. Sendo o primeiro documento com valor jurídico a coroar muitos ideais iluministas.

Essa declaração dizia:

*Artigo 1: que todos os homens eram iguais e livres.

*Artigo2 : segundo dizia que o poder devia vir do povo e depois dele passar para seus magistrados e seu servidores.

*Artigo 3: falava das responsabilidades do governo e possibilidade de revolta contra um governo inadequado.

*Artigo 4: Iguala a todos e proíbe privilégios e a hereditariedade em cargos públicos.

*Artigo 5: Indica a utilização plena das idéias de Montesquieu acerca do poder tripartite (legislativo, executivo e judiciário), separados e eleitos periodicamente.

*Artigo 6: Garante as eleições e o direito de voto a todos os homens “livres” com capacidade. E normatizava os impostos.

*Artigo 7: O único que tinha direito de suspender as leis era o povo e seu representantes.

Os próximos três artigos normalizam os julgamentos, fianças e penas.

A declaração ainda garantia liberdade de imprensa e religiosa.

Declaração da independência

No dia 4 de julho de 1776 foi promulgado a declaração de independência, escrita por Thomas Jefferson , é um documento que indica o caminho da democracia que seria possível para as cabeças dominantes do século XVIII, pois falava de liberdades mas ainda matinha sob chibata índios e negros, e não dava expressão as mulheres.

Constituição Norte-Americana

Após a criação da declaração de independência, surgiu a duvida de como manter as 13 colônias unidas com o mesmo propósito, então em 1777 ficou pronto um documento intitulado Artigos da confederação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com