TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização Institucional

Artigos Científicos: Caracterização Institucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 4

O CREAS (Centro de Referencia especializado de Assistência Social) é considerada uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos(violência física,psicológica,sexual,tráfico de pessoas, cumprimentos de medidas socioeducativas em meio aberto etc.

Antes o CREAS de Salinas MG era regionalizado, atendia os municípios como:Fruta de Leite,Novohorizonte,Rubelita e Santa Cruz de salinas, cidades que são vizinha do município de Salinas.

Fundado em em 2006 o CREAS atendia o prograna Sentinela(Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes.

É formado por um codernador(a),um(a) assistente social, um(a) psicólogo(a),um(a) advogado(a) e um(a) auxiliar administrativo, um motorista e uma auxilair de serviços gerais.

Fundado em em 2006 o CREAS atendia o prograna Sentinela(Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes.

E tem por finalidade:

*Contribuir para proteção imediata e atendimnento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando a preservação de sua integridade física e psicológica.

*Fortalecer vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.

*Fortalecer as redes sociais de apoio da família.

*Participar da inclusão das famílias no sistema de proteção e nos serviços públicos, conforme necessidades.

*Favorecer o acesso a direitos socioassistencias e a reparação de danos.

*Previnir agravamentos.

*Reduzir a incidência de violação de diretos e previnir a reincidência de violações de direitos.

O Assistente Social realizava visitas domiciliares, encaminhamento para rede de resgate de vínculos, apoio social e material e incersão nos programas de geração de empregos e renda e programas socio-educativos.

O CREAS trabalha com a elaboração d e diagnósticos das situações de risco e violação de direitos no território;produz amterial socioeducativo , realiza campanha de prevenção e enfrentamento às situações de violação de direitos;realizou mapeamento da rede socioassistencial;realizou mapeamento dos órgãos de defesa de direitos;Acompanhamento dos emcaminahmentos realizados para a rede;elaboração de ralatório periódico dos atendimento realizados; manutenção de arquivo de prontuários em meio físico(papel);participação na construcão de fluxos entre os serviços da Proteção Especial e da Proteção Básica; participação na construcão de fluxos com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos;Participação em comissões /Fóruns/Comitês,locias de defesa e promoção de direitos;Reuniões de equipe para discussão e avaliação das atividades desenvolvidas;Discussão de casos em equipe.

O CREAS do munícipio de Salianas-MG funciona no âmbito municipal, onde o estado co-financia R$7.200,00(sete mil e duzentos reais) mensal totalizando R$86.400,00(oitenta e seis mil e quatrocentos reais)anual.Em contrapartida, o município de Salinas arca com as despesas referente à aluguel, água, luz,telefone e internet do imóvel.

Atende famílias e indivíduos tais como crianças, jovens,adultos e idosos de ambos os sexos,de diferentes grupos sociais e culturas,independentemente do tamanho da familia.

A maioria dos casos atendidos são voltados pra violência doméstica, maus tratos e abandono.Hoje o CREAS atende em média 900 famílias.

As decisões tomadas mediante a cada situação é realizada em equipe que são do assitente social, do advogado e do psicológo, em busca do melhor caminho para resolver cada situação.Quando o caso se refere à alta complexidade o mesmo é emcaminhado paro os outros órgãos como o conselho tutelar.Pois a intituição do CREAS recebe grande cobertura nesses casos, não somente o conselho tutelar como os órgãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com