TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIDADE INSTITUCIONAL

Artigos Científicos: REALIDADE INSTITUCIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 9

I. Identificação

NOME: Centro Municipal de Educação Infantil Profª Lygia Carneiro

ÓRGÃO MANTENEDOR: Prefeitura Municipal de Curitiba

ENDEREÇO: Rua Daniel Cesário Pereira, 559

CIDADE: Curitiba

ESTADO: Paraná

BAIRRO: Jardim Pinheiros

TELEFONE/FAX: 3264-7221

II. Caracterização da Instituição

1. Entidade mantenedora

SME – Secretaria Municipal da Educação – Departamento de Educação Infantil.

2. Breve histórico

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Lygia Carneiro localizado à Rua Daniel Cesário Pereira, 559 no bairro Jardim Pinheiros em Santa Felicidade recebeu este nome em homenagem ao educador símbolo de perseverança que fundou em 1924 a pequena academia de letras e artes de Curitiba. Lygia foi professora no Colégio Estadual, Rio Branco e do Conservatório de Música Raul Messing. Também foi poeta e pianista. Ocupou a cadeira 14 da Academia Feminina de Letras do Paraná. Filha de Abdon Petit Carneiro e Francisca Henriqueta Ericksen nasceu em 14 de Dezembro e faleceu em 19 de Abril de 1957.

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Lygia Carneiro foi inaugurado em 17 de Outubro de 1995 pelo então prefeito Rafael Greca de Macedo com o propósito de atender a comunidade do Jardim Pinheiros em Santa Felicidade e região.

A Proposta Pedagógica da época era fundamentada no Currículo Básico voltado para a aquisição do saber, preparo para a cidadania e visão crítica e transformadora da realidade tendo sua atualização em 1997. Destacava a visão sócio-histórica de Vygotsky voltada ao desenvolvimento infantil com ações educacionais e a capacitação dos profissionais e o reconhecimento de creche como espaço de Educação. O encaminhamento pedagógico trazia orientações de Estimulação Essencial, massagem para bebês, o jogo integrativo (18 a 4 anos) e temas relacionados às áreas do conhecimento propostos pelo Currículo Básico e desenvolvido pelos professores do quadro do magistério Municipal por meio do convênio entre as Secretaria Municipal de Educação e da Criança. Destacam a escolarização dos profissionais que estava no atendimento infantil, cuja formação mínima exigida era o antigo 1º grau completo.

Com a LDBN 9394/96 a Educação Infantil é consolidada como a 1ª etapa da Educação Básica e direito de toda criança, sendo determinada a integração das creches e pré-escolas ao Sistema de Ensino. Como contribuição nesse processo o MEC lança o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. O Município de Curitiba iniciou gradativamente a passagem e integração das turmas de pré-escolar dos CMEIS para as Escolas Municipais próximas, onde a pré-escola passou a constituir Etapa Inicial do Ciclo.

Entre 1999 e 2001 o Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Criança iniciou o processo de revisão e reescrita da proposta pedagógica com as técnicas que capacitavam e supervisionavam os profissionais que atuavam diretamente com as crianças. Em Abril de 2002 inicia-se o processo de integração dos Centros Municipais de Educação Infantil à Secretaria Municipal de Educação, na qual Educadores e professores continuaram a atuar nos CMEIS tendo a presença do pedagogo durante 4 horas diárias nas Unidades.

3. Filosofia

Educar e cuidar de crianças pequenas supõe definir previamente para que tipo de sociedade isto será feito e como se desenvolverão as práticas pedagógicas para que as crianças e suas famílias sejam incluídas em uma vida de cidadania plena. Para que isso se torne uma realidade a proposta pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Profª Lygia Carneiro baseia-se nos seguintes princípios norteadores:

- Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum;

- Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à Ordem Democrática;

- Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade, da Qualidade e da Diversidade de manifestações Artísticas e Culturais.

As crianças assim como suas famílias tem a oportunidade de encontrar um ambiente físico e humano através da adequação das estruturas e do funcionamento, que propiciem experiências e situações planejadas intencionalmente, de modo a democratizar o acesso a todos, aos bens culturais e educacionais que proporcionem uma qualidade de vida mais justa, equânime e feliz, baseada numa linha pedagógica histórico-crítica cujo objetivo é possibilitar a criança poder desenvolver seu pensamento crítico, ciente da sociedade que o cerca, bem como daquela que o antecedeu, ousando antecipar o futuro e percebendo os antagonismos sociais, enfim sendo um cidadão no verdadeiro sentido da palavra desde a tenra idade.

4. Proposta metodológica

Sendo a proposta metodológica fundamentada no brincar, o CMEI busca articular essa prática com projetos interessantes voltados para o desenvolvimento das crianças, partindo de temas que sejam da curiosidade natural dos pequenos. Promove a interação social, diversas experiências (passeios, exposições de trabalhos, dramatizações, parcerias com outras instituições de serviços da comunidade...) a valorização das conquistas pessoais e a manifestação das preferências pessoais das crianças.

Envolver a família na educação torna-se um dos principais objetivos para o êxito do trabalho deles. A flexibilidade quanto ao planejamento também estará presente em todos os momentos, respeitando a criança nas suas particularidades.

Ao ingressar no CMEI, a criança e família passam por uma fase da adaptação, que consiste primeiramente na aproximação dos pais ou responsáveis para explicar quais são os procedimentos e a importância deste período em que a criança não fica o dia inteiro já na primeira semana que foi matriculada. Esta adaptação requer bastante paciência por parte de todos os envolvidos, pois é um momento muitas vezes desgastante tanto para pais quanto para a criança sendo seu tempo de permanência no CMEI gradualmente ampliado, respeitando o tempo da criança. Geralmente os pais são orientados para deixarem as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com