TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catolicismo popular no Brasil

Tese: Catolicismo popular no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Tese  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 10

O Catolicismo Popular no Brasil

É um tipo de catolicismo, trazido por portugueses pobres e começou a penetrar no Brasil a partir da colonização. É comumente chamado de catolicismo tradicional popular.

Teve presença significativa na zona rural, em terras camponesas. Naquela época, havia poucas cidades e com pequena população.

Não tinha ligações com o poder político, nem se beneficiava de auxílios econômicos.

Além de portugueses pobres, alguns pequenos proprietários, índios destribalizados, ex-escravos e, sobretudo, mestiços praticaram esse catolicismo.

Analisando o modelo da colonização do Brasil, percebemos que, o catolicismo popular, pode ter tido grande influência de religiosos europeus mal formados que eram mandados para cá e para catequizarem criavam meios um tanto diferentes do catolicismo europeu da época.

Características do Capitalismo Popular:

O leigo ocupa papel central; o especialista, papel secundário.

Há uma perda relativa da importância do sacramental frente ao devocional.

Verifica-se uma manipulação do sagrado com finalidades pragmáticas; por conseqüência, é sensível uma diferença entre religião e magia. A religião importa uma transcendência; a magia conota imanência.

Enfim, releva notar o caráter protetor da religiosidade popular. Ela visa a solução prática dos problemas do cotidiano. Oferece uma segurança adicional frente ao esforço material.

Alguns elementos do Catolicismo Popular

O santo

O santo é um dos elementos fundamentais desse catolicismo. Tudo parece girar ao redor dele. É objeto de devoção pessoal do pequeno núcleo familiar (oratório), dos pequenos povoados (capela) ou das grandes massas (santuário).

A vida de cada pessoa tem seu centro e seu referencial nessa devoção.

O fiel relaciona-se o tempo todo e a vida toda com o santo. Conversa com ele, pede-lhe proteção, agradece pelo bem recebido. Pode, até, ficar zangado e virar a imagem de costas quando não for atendido.

O santo está na imagem, mas não se confunde com ela, nem se identifica. Mesmo assim, a imagem está carregada de poder sagrado.

A imagem não pode ser comprada, nem vendida, mas somente trocada. É um sinal de grande respeito.

Se, efetivamente, o santo está presente na vida diária do fiel, ele inspira, também, os acontecimentos grupais das pessoas.

O oratório familiar

A casa, lugar de tranqüilidade e de paz, é protegida pelo santo.

O oratório é um pequeno altar, que ocupa lugar de destaque e anima a devoção dos membros da família. É nesse altar que a família se reúne para rezar. O pai e a mãe organizam as rezas, mas cabe ao filho “puxar o terço” ou as devoções.

O oratório na rua

A rua, mesmo com seu caráter profano e perigoso, tam a proteção do santo de devoção. É o oratório da rua que se torna referência para os vizinhos. O pessoal levanta o olhar antes de ir para a roça, se benze e há alguém que sempre oferece flores.

Esse cotidiano público é permeado pela figura do santo e acompanha os fiéis nas suas relações.

Há, também, oratórios públicos, de almas penadas e de mortos sofredores. As almas são neutralizadas pela presença de pequenas imagens de santos de devoção no local, que podem reagir quando são admoestadas e não são lembradas. Há quem diga: “O seu Sebastião (por exemplo) foi morto pelas almas penadas, porque foram desafiadas por ele”.

O oratório ambulante

Muitos eremitas e beatos levam consigo um oratório (oratório ambulante), pedindo esmolas e ajudas para erigir alguma ermida.

A capela

Num povoado maior, a comunidade local tem seu espaço sagrado. É a capela. Construída, quase sempre, em mutirão, é propriedade e objeto de devoção comum. É ali que o povo faz suas rezas, organiza novenas, decora orações e espera o padre, quando ele vem celebrar a missa e dar os sacramentos. Nessa capela, existe a imagem do padroeiro, o santo de maior devoção.

Os santuários

Num âmbito mais amplo, existem centros de grandes devoções: são os santuários. Ali é guardada a imagem do santo mais forte que exige a peregrinação anual de multidões. É uma experiência inesquecível. É o encontro com o santo, com muita gente desconhecida, mas companheira de caminhada.

Visão de Ser Humano

Deus, infinitamente perfeito e bem-amado em si mesmo, em um desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para faze-lo participar da sua vida bem aventurada. Eis por que, desde sempre e em todo lugar, está perto do homem. Chama-o e ajuda a procura-lo, a conhece-lo e a amá-lo com todas as suas forças. Convoca todos os homens, dispersos pelo pecado, para a unidade da sua família, a Igreja. Faz isso através do Filho, que enviou como redentor e salvador quando os tempos se cumprirem. Nele e por ele, chama os homens a se tornarem, no Espírito Santo, seus filhos adotivos, e portanto os herdeiros da sua vida bem aventurada.

Visão de Deus

No catolicismo popular não encontramos um culto especial para Deus, a não ser quando ele é representado como o Divino Pai Eterno, o Divino espírito Santo, o Senhor Bom Jesus etc. Deus é todo poderoso e tudo o que existe é obra sua. Os santos, cuja presença é tão freqüente no catolicismo popular, têm poder porque estão juntos de Deus. Deus paira soberano, e o seu desígnio é inalcançável para os homens. Somente os santos têm acesso a ele porque se encontram perto de Deus e podem influenciá-lo. Por isso, são os aliados celestes do homem.

Para o catolicismo popular, “Jesus é o protótipo dos santos: bom e justo, ele sofre sem ter pecado, e por esse sofrimento ele ganha a misericórdia divina para com os homens. Sua representação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com