TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

China antiga

Por:   •  1/6/2016  •  Artigo  •  3.037 Palavras (13 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 13

O Império Chinês foi uma das civilizações mais avançadas do mundo. Os registros da mais antiga linha dinástica chinesa, a dinastia Shang, datam desde 1600 a.C., mas unidade do império consolidou-se apenas no século III a.C.                                                             

[pic 2]

       A china é enorme, basta olhar no mapa para se dar conta da imensa extensão territorial que ocupa. É quase metade de um continente. É tão grande que existem diversos climas e paisagens que atravessam o território chinês. A China é um mundo em si mesma com florestas fechadas, desertos vastos, montanhas insuperáveis, pradarias férteis, pântanos densos e planícies congeladas. [pic 3]

Fonte: https://goo.gl/nY7Xau

       Há muito tempo, os chineses observaram que o mundo era composto por coisas muito diferentes e que cada uma tinha o seu oposto. Então, foram descobrindo que a natureza tinha um equilíbrio, uma harmonia entre forças diferentes e opostas. Assim, se em algum lugar fazia frio, era porque do outro lado estava fazendo calor. Se existia terra, era porque também existia ar. Se o sol brilhava durante o dia, era a lua que reinava a noite. E se havia homens, então deviam existir mulheres. Essas observações sobre a natureza que os rodeava serviram a eles como base para elaborar a famosa tradição da sabedoria chinesa, com a qual construíram uma grande civilização que durou por milhares de anos.

[pic 4]

       Traçando uma linha pelo meio da China vemos o Rio Amarelo, foi aí que começaram a se desenvolver os povos que antecederam essa grande civilização, 5.000 anos a.C. Esses povos cresceram e se desenvolveram, mas por volta de 1.500 a.C. foram dominados por terríveis governantes chamados Shang. Como todos eram descendentes da mesma família, receberam o título de “dinastia”. A dinastia Shang durou mais de 700 anos, depois a dinastia Shang foi substituída pela dinastia Zhou, mas em seguida várias famílias queriam o poder, então virou todos contra todos. Essa época ficou conhecida como A Era dos Reinos Combatentes e durou até 221 a.C. quando uma nova dinastia de governantes guerreiros, a dinastia Qin, conseguiu unificar o país e estabelecer o império que deu nome a China. Qin Shi Huang proclamou-se imperador, o primeiro de toda a história da China. Ele era considerado filho do céu, ninguém podia discutir nada com ele e seu poder era considerado mágico.     [pic 5]

  • Gravura de Qin Shi Huang

Fonte:https://goo.gl/OIoE2u

       O senhor dos homens não podia brincar, não cantava, nem ria, devia-se manter sempre de pé e seus movimentos eram lentos demais. Qin Shi Huang foi organizador do império, ele construiu um sistema de estradas e canais para facilitar o comercio e então todos começaram a usar o mesmo dinheiro, o mesmo calendário e até a mesmo escrita, ele impôs um sistema de leis, mas haviam pessoas que não gostavam de Qin Shi Huang, então o povo começou a tomar cada vez mais nojo dele e representando todo povo 466 sábios se opuseram as medidas criadas pelo imperador. Qin Shi Huang não hesitou e mandou mata-los. Todos os livros dos grandes sábios da China foram queimados em fogueiras.

[pic 6]

       Qin Shi Huang tinha outra preocupação além de derrotar os revolucionários; o império era frequentemente atacado por bárbaros vindos do Norte. Qin Shi Huang queria mantê-los afastados, mas como? O plano dele era simples; ele decidiu construir um grande muro para que nenhum exército inimigo conseguisse ultrapassar as fronteiras do império. Essa seria uma das maiores construções da história da humanidade. A construção da muralha foi iniciada no reinado de Qin Shihuang mas ela continuou por várias etapas, este processo durou mais de 2.000 anos. A muralha acompanha vales, montanhas e desertos e possui mais de 20 mil torres de vigilância. Construiu essa muralha exigiu um esforço sobre humana, para isso, o imperador reuniu milhares de homens que trabalharam como escravos seguindo uma disciplina militar, muitos morreram de exaustão e seus corpos eram enterrados nos muros em construção, então não era apenas a maior muralha do mundo, era também o maior cemitério do mundo. A muralha não só serviu de defesa, mas também ajudou a unificar o império. Já que por cima dela havia uma rota através da qual era possível viajar de uma ponta a outra no território. Assim várias caravanas e comerciantes podiam transitar suas mercadorias sem medo de ser surpreendidos por bandidos ou ladrões.

Fonte: https://goo.gl/G583iK

[pic 7]

  • No final, o muro tinha mais de 9 metros de altura e chegou a medir 7.300km, equivalente a toda extensão da América do Sul.

Quando o imperador chegou no fim de seus dias, ele decidiu que sua morte tinha que ser tão importante quanto a sua vida. Os chineses acreditavam que você pode levar objetos consigo para o outro lado da vida, e Qin ShiHuang não ia levar pouca coisa. Ela mandou construir uma tumba na qual colocou um exército de 8 mil estatuas de guerreiros Terracota, mas não eram cópias de um mesmo molde, cada estatua era um cópia exata de pessoas que acompanhavam o imperador quando ele estava vivo. Porém, se alguém ousasse entrar na tumba para perturbar o sono do imperador, arcos disparavam flechas automaticamente.

Fonte: http://goo.gl/xGUI4t[pic 8]

  • O exército de Terracota adornava o mausoléu do imperador Qin Shi Huang

[pic 9][pic 10]

Enquanto Qin Shi Huang se proclamava o primeiro imperador da China, Roma, por exemplo, ainda não era um império e nem sequer controlava a Itália inteira. Em 221 a.C. Roma era uma república e era governada por um grupo de pessoas cultas chamadas senadores. Vinte anos mais tarde, em 201 a.C. depois de conquistar a poderosa cidade de Cartago, Roma continuava a estender seu território, porém ainda era uma republica sem imperador. Vários anos mais tarde, em 51 a.C. um grande general chamado Júlio César conseguiu conquistar terras Gaulesas estratégicas e deu origem a formação do grande império romano. No ano 27 d.C., seu filho adotivo Otávio sagrou-se ao posto do primeiro imperador romano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (966.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com