TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis

Trabalho Universitário: Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  4.787 Palavras (20 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 20

DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

RESUMO

Uma das lições gerais que se pode aprender com um problema econômico, tomou corpo com a Grande Depressão por volta de 1930, que colocou em evidência o grande drama social do desemprego. Tornou-se mais premente a ação do Estado na economia, adotando políticas anticíclicas, com a finalidade de reduzir o desemprego e amenizar as repercussões da crise.

Palavras-chave: PIB. .Brics. Desenvolvimento Econômico.

Introdução

Este trabalho abordará o entendimento e a produção do artigo cientifico onde iremos comparar o desenvolvimento econômico dos países e os conceitos do PIB, Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o índice de Desenvolvimento Humano. Demonstraremos pesquisas a evolução dos indicadores com o desenvolvimento dos países (do BRICS) e os relatos e analises do IDH de Cotia. Esperamos atender o que se pede nas etapas e concluir este trabalho com exatidão.

Desenvolvimento

ETAPA 1

Passo1

PIB →Produto Interno Bruto é a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. É um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera- se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários. O seu objetivo é mensurar a atividade economia de uma região, onde pode perceber o quanto esse país é desenvolvido e podem ser classificados entre países pobres e ricos ou em desenvolvimento. Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises. O PIB pode ser calculado a partir de três óticas: a ótica da despesa, a ótica da oferta e a ótica do rendimento. Na ótica da despesa, o valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final, e corresponderá à despesa interna, que inclui a despesa das famílias e do Estado em bens de consumo e a despesa das empresas em investimentos.

Há três formas de mensurar o desenvolvimento econômico, o índice de Gini é uma medida de concentração e desigualdade ou seja é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo, onde aponta a diferença dos rendimentos mais pobres do mais ricos, e o índice de gini foi criado pelo estatístico italiano Conrado Gini em 1912.

A curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda, economista utiliza muito este gráfico para ilustrar a desigualdade existente na distribuição do rendimento entre as famílias numa determinada economia ou sociedade.

A curva é traçada considerando-se a porcentagem acumulada de pessoas no eixo das abscissas e a percentagem acumulada de renda no eixo das ordenadas.

Vejamos a figura

. Esta curva foi desenvolvida pelo economista estadonidense Max O. Lorenz em 1905 para representar a distribuição de renda.

O indice de desenvolvimento economico Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahhub ul Haq com a colaboração de Amartya Sen, é um indice que se contrapoe a outro indicador muito utilizado, procura considerar não apenas a dimensão economica mas outros aspectos que influenciam na qualidade a vida humana.O IDH varia de zero a um, representa uma medida conjunta de tres dimensoes do desenvolvimento humano, a renda, medida pelo PIB per capita, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada pais, a longividade , medida pelos numeros de expectativa de vida ao nascer, a educação avaliada pelo indice de analfabetismo e pela taxa de matricula em todos os niveis de ensino.

O Conceito Histórico do desenvolvimento Econômico

É como um fenômeno histórico como resultado da revolução capitalista, e, consequentemente, da revolução comercial, da industrial e, no meio delas, da revolução nacional. Está intrinsecamente relacionado com o surgimento das nações e dos Estados-nação.

No capitalismo global, no qual a competição econômica entre os países é central, implica estar no lado vencedor. É um processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento da produtividade e dos salários. Tratando-se de um processo histórico, deve ser estudado empiricamente, não hipotético dedutivamente como fazem os economistas neoclássicos, nem normativamente. A teoria econômica prevê que os países em desenvolvimento realizarão e alcançarão , mas isso só será verdade se eles não forem dependentes ideologicamente dos países ricos, se demonstrarem capazes ter a instituição fundamental para o desenvolvimento econômico: uma estratégia nacional de desenvolvimento.

Para Bresser Pereira o desenvolvimento economico é um processo de transformação economica, politica e social, por meio do qual o crescimento do padrão de vida da população tende a tornar –se automatico e autonomo.

O Desenvolvimento Econômico do Brasil durante Período do Populismo Entedemos que existiu quatro fases na decada de 80, devida a crise e abolição do trabalho escravo , onde se forma trabalho livre e assalariado. Sendo que na segunda fase, a luta por industrialização que se encontrava no periodo da primeira guerra. Neste periodo sustaram o fornecimento de manufaturas onde deu origem o processo substituição das importações. A terceira fase ocorreu uma grande crise de sistema capitalista em 1930 com a revolução.Devida a falencia do federalismo da Republica Velha e implantação de um estado fortemente centralizado onde forma se um mercado nacional para industria onde facilita a circulação de mercadorias, e onde ocorre a construção de portos, ferrovias e rodovias e a integração das regioes dispersas. O estado de São Paulo se tornou mais industrializado. Da segunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com