TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Come, caifazes

Por:   •  8/1/2016  •  Resenha  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

  Aluno:  Fábio Júnior Calori     

                                                      Capitulo  4                          

 

  Cometas, caifazes e o movimento abolicionista

                                 Resenha

Os movimentos  abolicionistas já tinha penetrado no campo segundo a autora, antes do que se admite pelas formas de ação e organização que os negros tinha nas senzalas, ideias desenvolvidas por eles de liberdade. Materiais que   foram encontrados eram escritos por abolicionistas que viviam em áreas urbanas e tentavam conseguir a abolição através das lutas politicas.

Não se tem informações a respeito de algum tipo de contato dos abolicionistas com  os escravos que ficavam isolados nas senzalas. Em 1887 a maioria da população começa a apoiar o movimento, desde então a partir desse momento já não se sabe quem de fato deu inicio á luta e a poio para os escravos conseguirem  a abolição.

No texto a autora cita Alencastro que diz “  A abolição como um estrondoso maremoto que varreu a atribulada sociedade brasileira”  que  lutava  para liberação dos escravos. Os abolicionistas ora são colocados   como heróis hora são colocados  como malfeitores, mas a autora coloca os escravos já se organizando  indiferente  das influencias externas, que aconteciam ao seu redor, mesmo apesar da predominância urbana nos movimentos abolicionistas, no entanto, a questão do abolicionismos  e sua penetração nas fazendas permanece em aberto.

Os profissionais combatiam a escravidão principalmente os urbanos, como motivos de uma economia injusta, E também contou com o apoia das camadas letradas da sociedade, essa  camada letrada não impediu outras camadas sociais de participarem desse movimento, tornando assim esse movimento populares. Um exemplo desse movimento foi a cidade de santos que foi palco importante desse movimento, com suas precárias moradias, muitos problemas relacionado ao saneamento e saúde. No meio desse movimento surgiram ações violentas que foram estimuladas por jornais e propagandas abolicionistas. Assim com essa situação acontecendo alguns quilombos se reorganizaram de forma  abolicionistas, Levando a santos um grande numero de escravos para juntar ao movimento, escravos fugidos povoando a cidade e desencadeado conflitos com opositores. Quilombo do Jabaquara e a organização do Quilombo de vila Matias foram fundamentais ao movimento abolicionista em são Paulo e santos.

Os movimentos de  1886, foram os maiores,  quando Santos se tornou uma praça de lutas e guerra, com homens  armados ameaçando invadir delegacias e quarteis, mostrando que o movimento não era só um movimento da elite da cidade. Os movimentos aumentavam  em santos, devido a grande quantidade de informações que santos recebia, por ser uma cidade portuária de ideia politicas e conceitos políticos vindo de diversos  países. Já em São Paulo, esse movimento foi predominantemente jurídico, e contou com a presença de  manifestações,  advogados e oficiais defenderam os escravos e conseguiram liberações de inúmeros escravos.

Segundo a autora Luiz Gama, desenvolveu algumas estratégias que passaram a incomodar quem era donos de  escravos. Redes se formaram envolvendo lojas, advogados, estudantes, jornalistas e vários setores populares se juntaram pela luta dos escravos. Os caixeiros tiveram um papel importante nesse movimento, conhecidos como cometas, eles penetravam nas fazendas estimulando as revoltas dos escravos. Com a Morte de Luiz Gama, na cidade de são Paulo, em 1882, Antônio bento passa a ser uma figura de destaque na luta pela abolição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com