TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Pesquisa Quantitativa Survey TapiFome&Come – Customização

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

Análise Pesquisa Quantitativa  

Survey TapiFome&Come – Customização

Nossa pesquisa foi realizada com o objetivo de captar novas oportunidades de exploração de diferentes segmentos de mercado com a problematização inicial de uma possível saturação de vendas. Assim, adotamos como estratégia de customização de tapiocas e o objetivo desta pesquisa é analisar as vantagens e desvantagens da estratégia de customização a fim de entender o comportamento e a percepção do cliente a cerca da estratégia baseado nas seguintes hipóteses:

• A estratégia de customização é bem aceita, mas traz conflito de interesse entre os clientes.

• Os clientes enxergarem a estratégia como exploração e deixarem de consumir os produtos

• A estratégia é bem aceita e maximiza os resultados da empresa.

Fizemos uma pesquisa com 108 pessoas em nossas redes de contatos mantendo o foco no público alvo, jovens classe média alta, praticantes de atividades físicas e residentes em São Bernardo do Campo.

A nossa estratégia de customização consiste em fornecer em nossa plataforma o espaço para que os clientes possam sugerir sabores. Os sabores mais votados, se viáveis, participarão de um pré-teste para então entrarem para o nosso cardápio se este sabor atingir um faturamento mínimo (% ainda a ser estudado). Depois de ingressado no cardápio, a tapioca criada, com o nome escolhido pelo dono, receberá um percentual do faturamento ou lucro das vendas da tapioca. Assim, o dono do sabor passa a estar interessado no negócio e nas vendas da tapioca criada por ele para que o mesmo tenha maior retorno financeiro. É vantajoso para ambos os lados, mas a pesquisa consiste em determinar a percepção dos clientes sobre a estratégia.

Foi feito um formulário de 20 questões. As cinco primeiras foram questões demográficas para captar características e o perfil do público participante da pesquisa e correlacionar estas informações com as questões de segmentação e da customização. As questões 6 a 11 são de segmentação, para analisar o perfil dos entrevistados para entender então quais são do nosso público alvo. As demais questões são específicas da customização e será usada de base para a nossa tomada de decisão.

Seguem dados demográficos relevantes para a continuidade da análise da pesquisa.

Obter dados da pesquisa baseada no público alvo é importante e desta pesquisa, 75,9% foi respondido pelo público que desejamos alcançar com a customização e mais da metade (50,9%) da pesquisa foi respondida pelo público alvo.[pic 1]

A nossa estratégia é de diferenciação e os preços praticados pelo negócio estarão alinhados. Assim, captar informações de classe média e alta é vital para a efetiva análise da pesquisa. Quase 60% dos entrevistados possuem renda acima de R$ 4.000,00 (público alvo) e 63,07% destes (51 de 73) está dentro da faixa etária alvo do negócio.[pic 2]

        O questionamento do local aonde os pesquisados residem e trabalham é para nos ajudar a analisar quantos dos interessados na estratégia de customização estão dentro da região que iremos atender. O objetivo foi também possuir uma nova fonte para o estudo de viabilidade dos nossos pontos de venda com a locomoção do Food Truck, porém captar quantos dos entrevistados estão na região a ser atendida é vital.

[pic 3][pic 4]

Dentro do município de São Bernardo do Campo, a quantidade dos entrevistados que moram na região é superior dos que trabalham, ou seja, a estratégia de pontos de venda será vinculada a rotina residencial dos consumidores, como academias, parques e praças durante o fim de tarde e instituições de ensino, uma vez apenas 34,25% dos entrevistados (37 de 108) residem e trabalham em São Bernardo do Campo.

A partir dessa análise demográfica, o objetivo do segundo trecho era analisar quantos dos entrevistados estão dentro do segmento de clientes que procuram o produto tapioca para complemento de dieta e por praticarem atividades físicas e quantos deles de fato consomem tapiocas convencionais e tapiocas gourmet.

[pic 5]

Ao captar que mais de 1/3  dos entrevistados praticam atividades físicas em academias e que a intersecção dos que têm preferência por uma refeição com alimentos saudáveis durante a manhã ou almoço é de grande relevância, a análise também nos foi útil para adaptação de estratégia de atendimento, uma vez que iremos abrir o Food Truck apenas às 13h. E que os sabores customizados podem vir a ser mais “leves” para acompanhamento de dieta pela manhã

[pic 6]

[pic 7]

        Dos 108 entrevistados, 97,2% consome ou consumiria tapioca. O negócio e a estratégia de customização visa fidelizar os 25,9% que tem como dieta o produto tapioca e tornar frequente o consumo desta para os 60,2%, público de grande relevância para alinhar a nossa estrutura às competências para garantir vantagem competitiva diante a concorrência do ramo alimentício.

        

As perguntas específicas acerca da customização visavam captar se a utilização desta estratégia é benéfica e se os entrevistados enxergam como algo positivo para eles assim como enxergamos, à princípio ser positivo para o negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (356.1 Kb)   docx (284.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com