TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentario Sobre o Filme Alexandria

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  986 Visualizações

Página 1 de 2

Comentário sobre o filme Alexandria (ÁGORA):

Ficha Técnica

Diretor: Alejandro Amenábar

Elenco: Rachel Weisz, Max Minghella, Oscar Isaac, Rupert Evans

Produção: Álvaro Augustín, Fernando Bovaira

Roteiro: Alejandro Amenábar, Mateo Gil

Fotografia: Xavi Giménez

Trilha Sonora: Dario Marianelli

Duração: 127 min.

Ano: 2009

País: Espanha

Gênero: Drama

Breve resumo

O filme relata a história de Hipátia, filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 da nossa era. Tem como personagem central a única mulher do filme, Hipátia, uma professora de filósofa, matemática e astrônoma, filha de Theon, último diretor conhecido da Biblioteca de Alexandria.

Apesar de despertar paixões em alguns de seus alunos, Hipátia recusava qualquer proposta de casamento, destinando suas atenções somente aos seus estudos e questões matemáticas e astronômicas, embora a realidade religiosa e social de sua época tenha se atravessado em seu caminho.

Em uma época de conflitos sobre a fé, ficam evidentes os vários enfrentamentos entre cristãos e pagãos com a adoração de estátuas (condenada pelo cristianismo), que representavam seus numerosos deuses. Aos poucos os cristãos se apoderam da situação e passam a provocar conflitos entre os cidadãos.

Vale ressaltar no filme o papel da mulher na sociedade da época. No cristianismo ela era obrigada a se subordinar, mas a filósofa Hipátia não se permitia a isso e por se recusar a se converter ao cristianismo é acusada de ateísmo e bruxaria, julgada e apedrejada.

A História da Matemática no filme

1-PRIMEIRA MULHER FILÓSOFA E MATEMÁTICA

Hipátia é considerada pelos historiadores como a primeira filósofa, matemática e astrônoma que se é conhecida. Ela desafiou as regras de seu tempo, levando uma vida dedicada ao estudo em meio a um universo totalmente masculino. As suas pesquisas nas áreas matemáticas foram extremamente importantes, deixando um grande legado ao que se conhece hoje em dia acerca desse campo de estudo.

2-DESTRUIÇÃO DA BIBLIOTECA

O momento histórico do filme remonta ao período em que o cristianismo havia deixado de ser uma religião perseguida e começa a ganhar força, tornando-se perseguidora. O cristianismo, ganhava cada vez mais espaço e por conta de vários conflitos os cristãos acabaram por destruir a biblioteca de Alexandria, tendo por motivação uma briga ocorrida antes, realizada pelos alunos com aval do diretor Theon.

Isso foi uma grande perda para a história, pois vários escritos de grande importância foram queimados.

3-CONDENAÇÃO AO FANATISMO

A condenação a todo tipo de fanatismo está no centro do filme Alexandria. O cineastra faz um paralelo entre o que ocorreu no período retratado no filme e os tempos atuais, demonstrando como é preocupante todo tipo de fanatismo e suas consequências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com